Resolução de Problemas

Provavelmente estás aqui porque alguma coisa correu mal no teu servidor Sponge. Vamos ver se conseguimos descobrir o problema, e como o resolver.

O Java não está Instalado no teu Computador

Solução: Instala o Java. Visita Instalar o Java para mais informação.

Falha na Ligação de Rede (ou Ataque DDoS)

Sintomas: A ligação de rede está muito atrasada, liga e desliga, ou é inexistente.

Soluções: Verifica a tua ligação ao modem/router. Vê se o teu browser tem problemas semelhantes. Podes utilizar um serviço gratuito, como o speedtest.net, para verificar a velocidade da tua ligação. Outros serviços a correr no teu computador ou na sua rede podem ser a causa. Certifica-te de que tens o reencaminhamento de portas configurado no teu router. Um ataque DDos deverá interromper a tua ligação à Internet completamente, e é importante que contactes o teu ISP se achares que é o caso.

Não tem Memória Livre Suficiente

Sintomas: O Servidor para, geralmente acompanhado de uma mensagem do género de «Out of Memory».

Soluções: Aumenta o máximo de memória Perm com o argumento -XX:MaxPermSize=128 no arranque. Expande a memória heap do teu servidor (se possível) com os seguintes argumentos no arranque: ex.: -Xms1024M (memória inicial de 1GB) and -Xmx2048M (memória máxima de 2G). Controla a memória livre no teu computador e vê se há alguma dedicada a outros processos. Poderás ter de parar processos Java bloqueados ou de reiniciar o teu computador. Bugs nos plugins podem provocar fugas de memória, que levam tempo a ser isoladas.

Ainda tens problemas?: Se ainda estiveres a ter problemas apesar do descrito acima e não conseguires aumentar a memória Heap, verifica no gestor de tarefas se estás a utilizar toda a memória disponível. Se estiveres, a única solução é adicionares mais RAM ao teu sistema. Se houver muita memória disponível, estás a utilizar o Java de 32 bits. Se estiveres a usar o JAva de 32 bits, recomendamos que atualizes o Java para a versão de 64 bits, desde que o teu sistema operativo também seja de 64 bits.

Ficheiro de Configuração Defeituoso (ex. Edição Incorreta)

Sintoma: Um (ou mais) plugins recusam-se a iniciar, oiu apresentam um comportamento estranho. Os ficheiros de registo (logs) do servidor podem conter mensagens acerca de erros ao ler ficheiros no arranque. O servidor para, e os dados estão corrompidos.

Solução: Para o servidor e verifica os ficheiros que editaste. Substitui os ficheiros corrompidos por cópias de segurança. Poderás precisar de apagar completamente a configuração para que o servidor a volte a gerar no arranque.

Um Plugin (ou um Mod) Está Avariado

Sintoma: Pode ser quase qualquer coisa - o que quer o plugin faça mais o tal fator. Geralmente, o servidor para, escrevendo uma série de erros nos ficheiros de registo.

Solução: Para o servidor e verifica se não há nada corrompido. Certifica-te de que não há nenhum ficheiro de configuração mal configurado (acima). Remove plugins suspeitos e adiciona-os um a um de volta, reiniciando o servidor de cada vez que o fizeres. O problema poderá estar num plugin desatualizado - procura atualizações. Dois plugins incompatíveis podem causar um conflito de plugins, o que poderá estar na origem do problema.

Sistema Operativo Instável (ex. Infeção de Vírus)

Sintoma: O servidor está constantemente a parar, e outras partes do seu sistema operativo também apresentam problemas.

Solução: Pare tudo. Verifique cuidadosamente todo o seu sistema e os dispositivos de armazenamento ligados, procurando por vírus. Boas ferramentas para levar esta tarefa a cabo são o AdwCleaner, o Junkware Removal Tool, o MalwareBytes, e outros anti-vírus. Verifique os ficheiros do seu servidor depois de um reinício limpo do sistema. Se o problema persistir, verifique se há avarias no hardware - ex. uma fonte de alimentação avariada.

Dados Corrompidos

Sintoma: Os ficheiros do mundo não carregam ou o servidor para quando os jogadores entram em certas chunks. A base de dados está corrompida.

Solução: Substitua os ficheiros corrompidos por uma cópia de segurança. Há software para reparar mundos corrompidos, e as regiões em falta podem ser geradas novamente. Investigue a causa do problema - era um plugin defeituoso? Um driver de base de dados avariado? Uma falha de energia? Ou outra coisa? Certifique-se de que faz cópias de segurança de dados importantes para um dispositivo seguro regularmente the cause of corruption - was it a malformed plugin, database driver, power failure or something else? Always make sure you make regular backups of important data onto a secure device.

Problema entre o Teclado e a Cadeira

Sintoma: Estava tudo a funcionar bem ontem, hoje fiz XYZ e ficou tudo estranho…

Solução: O SpongeDocs não é suficientemente grande para abordar todos os problemas possíveis. Vale sempre a pena pensar no que fez recentemente que poderá ter afetado o servidor. Uma placa de memória pode estar solta depois de uma limpeza, um atalho pode ter deixado de funcionar, etc.

Há um Bug no Sponge

Sintoma: Nenhum dos enunciados acima e, ainda assim, o servidor não funciona como esperado.

Solução: Para grandes males, grandes remédios! Preenche um relatório no Issue Tracker do`SpongeForge <https://github.com/spongepowered/SpongeForge/issues>`_ ou do`SpongeVanilla <https://github.com/spongepowered/SpongeVanilla/issues>`_, incluindo detalhes sobre a versão que estás a utilizar, e um link para ficheiros de registo relevantes.

Há Algo Errado no Universo

Não podemos ajudá-lo neste aspeto. Desenrasque-se.