Instalar o SpongeForge

SpongeForge integrates Minecraft Forge so you can also run Minecraft Forge mods. In fact, it’s more like Sponge itself is a Forge mod that then loads Sponge plugins, but this is a technical detail.

Os utilizadores que não quiserem usar o Minecraft Forge podem considerar o SpongeVanilla.

Download

Review our Versioning and grab your copy of SpongeForge here.

Instalar o SpongeForge

Nota

Se utilizas (ou planeias vir a utilizar) um host de servidores de jogos, eles poderão ter um painel que instale o Sponge por ti.

Um Jogador / Servidor LAN In-Game

  1. Descarrega o instalador do Minecraft Forge do site do Minecraft Forge. Certifica-te de que usas exatamente a build com o mesmo número que a mostrada acima.

  2. Executa o instalador do Forge fornecido. Um novo perfil Forge será criado no launcher do Minecraft.

  3. Abre o laucher do Minecraft e seleciona o novo perfil do Forge que foi criado.

  4. Clica em «Options» e em «Open Game Dir».

  5. Descarrega o SpongeForge do site do Sponge e coloca-o dentro da pasta «mods». Se a pasta não existir, cria-a.

  6. O Sponge deve funcionar tanto em Single Player como num mundo aberto para a LAN.

A seguir, aprende como podes configurar o Sponge e como podes gerir o teu servidor (incluindo a instalação de plugins).

Servidores Dedicados

Nota

Se já tens um servidor Forge, basta pores o Sponge mod na pasta mods. Lembra-te de atualizares a versão do Forge para a versão específica que o SpongeForge requer. Dá uma olhadela ao topo desta página se não sabes que versão utilizar.

Instalar o Forge pela linha de comandos

  1. Visita o site do Minecraft Forge <https://files.minecraftforge.net/>`e clica em «Show all downloads» para veres uma lista completa das opções disponíveis. Identifica a versão que corresponde à indicada :doc:`no nome do ficheiro do SpongeForge que descarregaste <spongeforge>, e coloca o rato por cima do (i) ao lado de «installer» para teres o link de download direto.

  2. Usa o teu método de download preferido para descarregares o Jar para o seu destino. Por exemplo: wget http://url.to/forge-version-installer.jar

  3. Na pasta onde desejas instalar o Forge, executa o Jar com a opção --installServer. Exemplo: java -jar forge-version-installer.jar --installServer

  4. Salat para a secção Ligar o SpongeForge ao Forge, abaixo.

Instalar o Forge por uma Interface Gráfica

  1. Descarrega o instalador do Minecraft Forge do `site do Minecraft Forge <https://files.minecraftforge.net/>`que corresponde à versão mostrada no nome do ficheiro do SpongeForge que descarregaste. Vê o esquema de nomes do SpongeForge e do Forge acima.

  2. Corre o instalador do Forge fornecidom selecionar «Instalar Servidor», escolhe uma pasta vazia para colocar os ficheiros do servidor e depois clica em OK.

  3. Salat para a secção Ligar o SpongeForge ao Forge, abaixo.

Ligar o SpongeForge ao Forge

  1. Descarrega o SpongeForge do site do Sponge e coloca-o dentro da pasta «mods» na pasta do teu servidor. Se a pasta não existir, cria-a.

  2. Agora podes correr o servidor via comando ou launch script java -jar forge-version-XYZ.jar.

  3. Se estiveres a trabalhar a partir de casa, configura o Encaminhamento de Portas para que os outros se possam juntar.

De seguida, aprende a criar e utilizar um launch-script, configurar o Sponge e gerir o teu servidor (incluindo a instalar plugins).