Publicar o teu Plugin

O repositório oficial de mods/plugins do Sponge, Ore, é um projeto gratuito e de código aberto onde qualquer um pode publicar o seu plugin ou mod Sponge.

Empacotar o teu Plugin

O Ore requer que todos os projetos sejam empacotados com um ficheiro de descrição mcmod.info na raíz do ficheiro JAR. Este ficheiro é utilizado para retirar, automaticamente, alguns detalhes do teu projeto para facilitar o processo de upload. O Ore rejeitará o teu plugin se não tiver este ficheiro no JAR. Felizmente, a SpongeAPI tem uma funcionalidade que cria este ficheiro automaticamente, durante a compilação, utilizando a anotação @Plugin que provavelmente já existe na classe main do teu plugin.

Nota

Para mais informação sobre como criar e compilar um plugin, vê Classe Main de um Plugin

Para referência, eis um exemplo do ficheiro mcmod.info:

[
    {
        "modid": "my-plugin",
        "name": "MyPlugin",
        "version": "1.0.0",
        "description": "My first plugin!",
        "url": "https://spongepowered.org",
        "authorList": [
            "windy",
            "Zidane",
            "gabizou"
        ],
        "requiredMods": [
            "bookotd@1.0.0",
            "ore-test@1.0.0",
            "worldedit@1.0.0"
        ],
        "dependencies": [
            "bookotd@1.0.0",
            "ore-test@1.0.0",
            "worldedit@1.0.0"
        ]
    }
]

No mínimo, cada projeto no Ore deve ter os campos modid, name e, version completos.

Assinar o teu Plugin

Por motivos de segurança, o Ore requer que cada plugin (ZIP ou JAR), seja enviado com uma assinatura Pretty Good Privacy (PGP) separada para uma chave pública que está associada ao email com que te registaste no Sponge. Esta assinatura digital garante que qualquer ficheiro enviado por um utilizador foi enviado intencionalmente pelo verdadeiro titular da conta.

Nota

Uma assinatura digital certifica e carimba temporalmente um documento. Se, depois, o documento for alterado de qualquer maneira, a verificação da assinatura falhará. Uma assinatura digital pode ter o mesmo papel que uma assinatura manuscrita, e tem ainda o benefício de ser resistente a alterações ao documento. A distribuição GnuPG source, por exemplo, é assinada, de tal maneira que os utilizadores podem verificar que o código fonte não foi alterado desde que foi empacotado.

Para assinares o teu plugin, deves descarregar primeiro um programa como o GnuPG (GPG). O GPG está disponível para todas as grandes plataformas e os binários podem ser descarregados aqui.

Assim que tiveres instalado o GPG e tiveres gerado a tua primeira chave pública, deverás adicionar essa chave à tua conta. Para fazer isto, podes navegar para o ter peril e clicar no símbolo que tem uma chave, perto do teu ícone.

PGP public key 1

De seguida, será pedido que insiras a tua chave numa caixa de texto. Garante que inseres todos os carateres da chave! Caso contrário, a verificação da assinatura falhará.

PGP public key 2

Finalmente, deves assinar o teu plugin com a chave privada da chave pública que enviaste antes. Só precisas de assinar o ficheiro que estás a enviar: se estiveres a enviar um ZIP com um JAR incluído, só precisas de (e só deves) assinar o ZIP. A maneira mais simples de assinar o ficheiro que queres enviar é utilizando o comando GPG seguinte.

gpg --output myplugin-1.0.0.jar.sig --detach-sig myplugin-1.0.0.jar

Nota

Se estás a usar um build manager, como o Gradle ou o Maven, há alguns plugins que podes aplicar ao teu build script que assinam os artefactos gerados de forma automática, automatizando assim este aborrecido processo. Para mais informações, visita a documentação do Gradle ou a documentação do Maven.

Enviar o teu Plugin

Assim que o ficheiro JAR do teu plugin estiver empacotado com o ficheiro descritivo mcmod.info na sua raiz e estiver assinado com a tua chave privada PGP, o teu plugin estará pronto para ser enviado para o Ore! Para criares um projeto no Ore, deves ter uma conta Sponge ativa. Podes criar uma conta carregando no botão «Sign Up» no canto superior direito de qualquer página Sponge. Se já tens uma conta, usa o botão «Log In».

Assim que tiveres sessão iniciada, navega para o teu avatar e seleciona a opção «New» no menu que aparece, ou carrega simplesmente na tecla «C».

Durante o processo de envio, o Ore pede primeiro o ficheiro principal de envio, e logo depois a tua assinatura separada.

Configurar o teu projeto no Ore

Depois de enviares o teu plugin, ser-te-hão apresentadas algumas opções para configurares o teu projeto ao teu gosto. Não te preocupes, todas essas definições podem, mais tarde, ser alterada no painel de definições. Depois de configurares o teu projeto, poderás convidar outros utilizadores do Sponge para serem uma parte dele. Qualquer utilizador que esteja registado nos fóruns pode ser convidado para i, projeto, mesmo que nunca tenham iniciado sessão no Ore. Assim que o projeto é criado, esses utilizadores convidados receberão uma notificação e poderão aceitar ou rejeitar o teu convite. Os membros de um projeto não serão visíveis para o público até que aceitem o respetivo convite.

Neste momento, há três grupos que podes atribuir aos membros do teu projeto: «Desenvolvedor», «Editor» e «Suporte». O utilizador que criou o projeto terá o grupo «Dono», e tem acesso ilimitado ao projeto. Eis uma breve explicação do que cada grupo pode fazer no projeto.

Proprietário

Cada projeto tem um e só um proprietário. Este papel não é transferível (para já), e é o único grupo que pode dar cargos a outros membros.

Desenvolvedores

Os desenvolvedores podem criar/editar release channels, páginas e criar/editar versões.

Editor

Os editores podem editar páginas.

Suporte

Os membros do suporte não podem fazer nada. Esta é meramente uma forma de mostrar que estes membros fazem parte do projeto.