Migrando ao Sponge

O propósito dos artigos nesta seção é ajudar atuais donos de servidores a migrarem de outras plataformas de servidor ao Sponge.

Aviso

Por favor, faça uma cópia de segurança dos arquivos do seu servidor antes de migrar. Caso algo dê errado, você ainda terá a cópia!

Migrando ao Sponge

Para migrar para o SpongeForge ou SpongeVanilla, dê uma olhada nas seções abaixo. A maioria das instruções são idênticas em ambos os casos, as diferenças estão indicadas a seguir.

Migrando do CraftBukkit ou Spigot

Nota

O Spigot é uma cópia modificada do CraftBukkit.

Mundos

O Forge, e consequentemente o SpongeForge (e SpongeVanilla), utilizam a mesma estrutura de mundo que o Minecraft vanilla. O Minecraft Vanilla coloca as dimensões do nether (normalmente world_nether) e o fim (normalmente world_the_end) dentro da pasta world. No entanto, o Bukkit e o Spigot não utilizam o mesmo sistema para salvar os mundos, logo a migração é necessária.

O SpongeForge e o SpongeVanilla fornecem um script totalmente automatizado que converte seus mundos para você. É assim que ele funciona:

  1. Desligue seu servidor Bukkit ou Spigot e copie a pasta inteira.

  2. Instale o SpongeForge ou o SpongeVanilla na pasta em que você executava seu servidor antigo e remova os jars do Bukkit ou do Spigot. Se você não sabe como instalar o SpongeForge ou o SpongeVanilla, leia isto.

  3. Inicie o servidor Sponge, o migrador será carregado automaticamente.

  4. O migrador vai procurar no bukkit.yml por uma chave de configuração chamada world-container e vai procurar nessa pasta por mundos para transferir. Caso esse arquivo não seja encontrado (ou algo causou falha na leitura) o migrador irá usar a pasta principal do servidor (que é a padrão do CraftBukkit).

  5. Agora a migração é feita. Neste ponto, os mundos são copiados daquilo que chamamos de world container para a pasta definida no arquivo server.properties através da chave level-name. Note que os arquivos originais na world container` continuarão inalterados, uma cópia é feita durante a migração.

  6. O Bukkit coloca as coisas em lugares estrangos (com nomes estranhos) e por isso, é preciso fazer duas correções importantes. Tenha em mente que essas correções são baseadas em pressupostos (devido à estrutura do Bukkit).

    • A primeira correção é renomear qualquer pasta cujo nome comece com o da propriedade level-name``e termine com o nome de uma dimensão Vanilla (``_nether/_the_end) para DIM-1 e DIM1, respetivamente.

    • A segunda é migrar os dados de uma region dentro de mundos nether/the_end no Bukkit Vanilla. O Bukkit põe isto nas pastas DIM-1\region e DIM1\region respetivamente, quando o Vanilla/Forge esperam que a pasta region esteja na raiz da estrutura de pastas do mundo.

O migrador não pode fornecer todos os valores de configuração necessários. Essa é a razão pela qual você precisa alterar diversos parâmetros manualmente para fazer o mundo funcionar corretamente ao carregar no SpongeForge ou SpongeVanilla. É fortemente recomendável usar um plugin de gerenciamento de mundos para definir os parâmetros e carregar o mundo.

Nota

Como já foi dito, temos que lidar com várias suposições quando migramos seus mundos. Logo, o Sponge não carrega o mundo diretamente, você precisa instalar um plugin para lidar com isso.

A saída gerada pela ferramenta de migração deve parecer com esta, se tudo ocorreu bem:

[17:32:29] [Server thread/INFO] [Sponge]: Checking for worlds that need to be migrated...
[17:32:29] [Server thread/INFO] [Sponge]: Migrating [world_lol] from [.].
[17:32:29] [Server thread/INFO] [Sponge]: Migrated world [world_lol] from [.] to [.\world\world_lol]
[17:32:29] [Server thread/INFO] [Sponge]: Migrating [world_nether] from [.].
[17:32:29] [Server thread/INFO] [Sponge]: Migrated world [world_nether] from [.] to [.\world\DIM-1]
[17:32:29] [Server thread/INFO] [Sponge]: Migrating [world_the_end] from [.].
[17:32:29] [Server thread/INFO] [Sponge]: Migrated world [world_the_end] from [.] to [.\world\DIM1]
[17:32:29] [Server thread/INFO] [Sponge]: [3] worlds have been migrated back to Vanilla's format.

Quando isso estiver completo, você deve ter uma cópia do(s) mundo(s) em uma estrutura que o Sponge pode carregar. Os arquivos do mundo original permanecem intactos, caso algo dê errado.

Arquivos de configuração do servidor e do mundo

O CraftBukkit e o Sponge compartilham arquivos que são disponibilizados pelo Minecraft vanilla. Por isso, esses arquivos podem ser reutilizados pelo Sponge caso eles já estejam presentes na sua instalação do CraftBukkit:

  • server.properties

  • banned-ips.json

  • banned-players.json

  • ops.json

  • usercache.json

  • whitelist.json

Os seguintes arquivos são utilizados apenas pelo CraftBukkit e podem ser removidos já que o Sponge não os usa:

  • bukkit.yml

  • commands.yml

  • help.yml

  • permissions.yml

Usuários que estão migrando do Spigot podem querer comparar o spigot.yml com o global.conf do Sponge. Algumas chaves no spigot.yml têm equivalentes no global.conf e pode ser desejável copiar os valores das chaves presentes em ambos os arquivos.

Plugins

O Sponge não tem suporte nativo para plugins do Bukkit. No entando, alguns membros da comunidade estão re-implementando a Bukkit API dentro de um plugin especial do Sponge, que irá permitir que plugins do Bukkit funcionem em um servidor Sponge. Esse plugin ainda não tem lançamento previsto.

O Ore é um respositório oficial do Sponge para encontrar plugins, é recomendado baixar todos os plugins do Sponge no Ore. Ao procurar substitutos para seus plugins do Bukkit, tenha alguns pontos em mente:

  • Nem todos os desenvolvedores do Bukkit decidiram passas seus plugins para o Sponge. Com o tempo, no entanto, alguém pode criar um substituto adequado.

  • Nem todos os plugins Sponge que vieram do Bukkit irão converter automaticamente os arquivos de configuração. Cada desenvolvedor decide se vai ou não automaticamente converter arquivos de configuração.

  • Alguns plugins Sponge que vieram do Bukkit podem ser diferentes na funcionalidade ou nem mesmo usar a mesma estrutura de configuração.

Migrando do Canary

Mundos

E Forge e, consequentemente o SpongeForge (e também o SpongeVanilla), usam a mesma estrutura de mundo que o Minecraft vanilla. O Minecraft Vanilla coloca as dimensões do nether (normalmente world_nether) e do fim (normalmente the_end) dentro da pasta world.

O Canary realoca as dimensões do nether e o fim fora da pasta world, o que precisa ser remediado se deseja manter essas dimensões quando usar o Sponge. Contudo, o Canary tem uma forma fácil de converter os mundos dele em uma estrutura usável pelo Sponge com o comando /makevanilla. Se a conversão do mundo for bem sucedida, será colocado na pasta vanilla.

Arquivos de configuração do servidor e do mundo

O Sponge usa muitos arquivos que são disponibilizados pelo Minecraft vanilla, como o server.properties. O Canary, porém, não; o único arquivo que ele tem em comum com o Minecraft vanilla é o usercache.json. Logo, esse é o único arquivo que pode ser reutilizado no Sponge.

No entanto, é possível migrar manualmente alguns arquivos de configuração do Canary para o Sponge, que estão disponíveis abaixo.

Arquivo(s) do Canary

Equivalente(s) no Sponge

server.cfg <mundo>_<dimensão>.cfg

server.properties

<world>_<dimension>.cfg

global.conf <dimension>/dimension.conf

ops.cfg

ops.json

db.cfg

Sem equivalente

motd.txt

Sem equivalente

Plugins

O SpongeVanilla e o SpongeForge não têm suporte nativo para os plugins do Canary. Pode ser possível reimplementar a API do Canary em um plugin especial do Sponge.

O Ore é o repositório oficial do Sponge para encontrar plugins, é recomendado baixar todos os plugins do Sponge pelo Ore. Quando encontrar substitutos para seus plugins do Canary, há alguns pontos para ter em mente:

  • Nem todos os desenvolvedores do Canary decidiram passar seus plugins para o Sponge. Com o tempo, no entanto, alguém pode criar um substituto adequado.

  • Nem todos os plugins do Sponge vindos do Canary vão converter automaticamente os aquivos de configuração. Cada desenvolvedor de plugin decide converter ou não os arquivos de configuração automaticamente.

  • Alguns plugins do Sponge que vieram do Canary podem mudar na funcionalidade ou até mesmo não usar a mesma estrutura de configuração.

Migrando do Forge

Migrar de um simples servidor Forge para um servidor SpongeForge ou SpongeVanilla é um processo simples que quase dispensa qualquer tipo de preparação.

Migrando ao SpongeForge

Primeiro deves certificar-te de que estás a usar uma versão do Forge compatível com a versão do SpongeForge que planeias usar. Podes encontrar builds recomendadas do Forge na página de downloads do Forge. Quaisquer mods que estejas a utilizar também devem ser atualizados.

Quando estiver pronto para instalar o SpongeForge, você pode prosseguir com os seguintes passos:

  1. Pare seu servidor Forge se estiver em execução.

  2. Baixe o SpongeForge no site do Sponge e o Forge no MinecraftForge.

  3. Coloque o SpongeForge.jar na pasta mods.

  4. Inicie o servidor e comemore!

Nota

Se o SpongeForge é o único mod em seu servidor, os jogadores poderão se conectar com um cliente vanilla. Outros mods podem requerer que os jogadores instalem o Forge em seus computadores.

Migração ao SpongeVanilla

Aviso

Se migrar para o SpongeVanilla: Você perderá todos os dados de mods, blocos e entidades já que o SpongeVanilla não pode executar mods do Forge. Tenha isso em mente quando for decidir entre SpongeForge e SpongeVanilla.

O processo de migração é quase o mesmo ao de cima:

  1. Pare o seu servidor Forge se ainda estiver em execução.

  2. Baixe o SpongeVanilla e o servidor vanilla da Mojang.

  3. Coloque seus mundos e arquivos de configuração na pasta do servidor.

  4. Abra o servidor executando o spongevanilla.jar.

Migrando do Vanilla

Administradores dos servidores vanilla de Minecraft podem migrar ao Sponge facilmente já que o Forge, logo o SpongeForge (e SpongeVanilla) usa a mesma estrutura de mundo que o Minecraft vanilla. O Sponge também usa os mesmos arquivos que o Minecraft vanilla, como o server.properties.

Primeiro você deve decidir se você quer usar o SpongeForge ou o SpongeVanilla.

Nota

Ambos os sabores do Sponge são capazes de servir clientes vanilla. Tenha em mente que isso apenas se aplica ao SpongeForge se você não instalar mods do Forge que requeiram modificações no cliente.

  1. Pare seu servidor Vanilla se ainda estiver em execução

  2. Baixe o SpongeVanilla ou SpongeForge.

  3. Coloque seus mundos e arquivos de configuração na pasta do servidor.

  4. Execute seu novo servidor.

Instalando o Sponge

Os guias em Instalar o SpongeForge e Instalando o SpongeVanilla fornecem instruções para instalar o Sponge enquanto você migra.