Migrar para o Sponge

Os artigos nesta secção têm como objetivo ajudar donos de servidores atuais a migrarem de outras plataformas para o Sponge.

Aviso

Por favor, faz uma cópia de segurança dos ficheiros do teu servidor antes de migrares. Caso algo corra mal, terás a tua cópia de segurança!

Migrar para o Sponge

Para migrar para o SpongeForge ou SpongeVanilla, vê as secções abaixo. A maioria das instruções são idênticas para ambos, as diferenças estão realçadas abaixo.

Migrar do CraftBukkit ou do Spigot

Nota

O Spigot é uma modificação do CraftBukkit.

Mundos

O Forge, e consequentemente o SpongeForge (e também o SpongeVanilla), utilizam a mesma estrutura de mundos que o Minecraft Vanilla. O Vanilla Minecraft põe o nether (geralmente world_nether) e o end (geralmente world_the_end) dentro da pasta world. No entanto, o Bukkit e o Spigot não usam este sistema para guardar os mundos, pelo que é necessário migrá-los.

O SpongeForge e o SpongeVanilla fornecem um script totalmente automatizado que converte os mundos. Funciona da seguinte forma:

  1. Deliga o teu servidor Bukkit ou Spigot e faz uma cópia de segurança do servidor todo.

  2. Instala o SpongeForge ou o SpongeVanilla na pasta onde tinhas o servidor antigo, elimina os jars do Bukkit ou do Spigot. Se não sabes como instalar o SpongeForge ou o SpongeVanilla como deve ser, lê isto.

  3. Iniciar o servidor Sponge, o migrador será carregado automaticamente.

  4. O migrador vai procurar no ficheiro bukkit.yml `` por uma chave de configuração chamada ``world-container` e irá procurar essa pasta para encontrar mundos a transferir. Se esse ficheiro não for encontrado (ou algo impedir a sua leitura), então o migrador vai usar a pasta ``root do servidor (que é o standard do CraftBukkit).

  5. A migração está agora concluída. Neste ponto, os mundos são copiados daquilo a que chamamos world container para a pasta definida no ficheiro server.properties a partir da key level-name. Tem em conta que os ficheiros originais no world container ficam inalterados, dado que, durante a migração, são meramente copiados.

  6. O Bukkit coloca as coisas em sítios estranhos (e com nomes estranhos) e por isso, é preciso fazer duas correções importantes. Tem em conta que estas correções são feitas com base em pressupostos (dada a estrutura do Bukkit).

    • A primeira correção é renomear qualquer pasta cujo nome comece pela propriedade level-name``e termine com o nome de uma dimensão Vanilla (``_nether/_the_end) para DIM-1 e DIM1, respetivamente.

    • A segunda é migrar os dados de uma region dentro de mundos nether/the_end no Bukkit Vanilla. O Bukkit põe isto nas pastas DIM-1\region e DIM1\region respetivamente, quando o Vanilla/Forge esperam que a pasta region esteja na raiz da estrutura de pastas do mundo.

O migrador não consegue fornecer todos os valores de configuração necessários. Este é o motivo pelo qual precisas de alterar vários parâmetros à mão para fazer o mundo funcionar corretamente depois de o carregares no SpongeForge ou no SpongeVanilla. É altamente recomendável usar um Plugin de Gestão de Mundos para definir os parâmetros certos e realmente carregar o mundo.

Nota

Como já foi assinalado, temos de fazer várias suposições quando migramos os teus mundos. Por isso, o Sponge não carrega o mundo diretamente, precisas de instalar um plugin que lide com isto.

O output gerado pela ferramenta de migração deverá ter este aspeto, se tudo correu bem:

[17:32:29] [Server thread/INFO] [Sponge]: Checking for worlds that need to be migrated...
[17:32:29] [Server thread/INFO] [Sponge]: Migrating [world_lol] from [.].
[17:32:29] [Server thread/INFO] [Sponge]: Migrated world [world_lol] from [.] to [.\world\world_lol]
[17:32:29] [Server thread/INFO] [Sponge]: Migrating [world_nether] from [.].
[17:32:29] [Server thread/INFO] [Sponge]: Migrated world [world_nether] from [.] to [.\world\DIM-1]
[17:32:29] [Server thread/INFO] [Sponge]: Migrating [world_the_end] from [.].
[17:32:29] [Server thread/INFO] [Sponge]: Migrated world [world_the_end] from [.] to [.\world\DIM1]
[17:32:29] [Server thread/INFO] [Sponge]: [3] worlds have been migrated back to Vanilla's format.

Quando isto estiver completo, deverás ter uma cópia do(s) teu(s) mundo(s) que o Sponge consegue perceber. Os ficheiros de mundo originais permanecem inalterados na sua localização original, caso algo corra mal.

Ficheiro de Configuração do Servidor e dos Mundos

O CraftBukkit e o Sponge partilham alguns ficheiros que são disponibilizados pelo Minecraft vanilla. Por esse motivo, estes ficheiros podem ser reutilizados no Sponge, se já estiverem presentes na tua instalação do CraftBukkit:

  • server.properties

  • banned-ips.json

  • banned-players.json

  • ops.json

  • usercache.json

  • whitelist.json

Os ficheiros abaixo só são utilizados pelo CraftBukkit, e podem ser removidos:

  • bukkit.yml

  • commands.yml

  • help.yml

  • permissions.yml

Os utilizadores que estejam a migrar do Spigot poderão querer comparar o ficheiro spigot.yml com o ficheiro global.conf no Sponge. Algumas keys no spigot.yml têm equivalentes no global.conf, e pode ser útil copiar os valores dessas keys.

Plugins

O Sponge não tem suporte nativo para plugins do Bukkit. No entanto, alguns membros da comunidade estão a re-implementar a Bukkit API com um plugin do Sponge especial, que poderá permitir que os plugins do Bukkit sejam utilizados num servidor Sponge. Este plugin ainda não data de lançamento prevista.

O Ore é o repositório oficial do Sponge para encontrar plugins, e recomendamos que todos os plugins do Sponge sejam descarregado do Ore. Quando estiveres à procura de substitutos para os teus plugins do Bukkit, tem em conta que:

  • Nem todos os desenvolvedores do Bukkit escolheram transferir os seus plugins para o Sponge. No entanto, outras pessoas poderão criar substitutos decentes, ao longo do tempo.

  • Nem todos os plugins do Sponge que são transferidos do Bukkit vão converter os ficheiros de configuração automaticamente. Cada desenvolvedor tomará a decisão de converter ou não, automaticamente, os ficheiros de configuração.

  • Alguns plugins do Sponge que foram transferidos do Bukkit podem ter alterações na forma como funcionam, e podem nem sequer utilizar a mesma estrutura de configuração.

Migrar do Canary

Mundos

O Forge, e consequentemente o SpongeForge (e também o SpongeVanilla), utilizam a mesma estrutura de mundos que o Minecraft Vanilla. O Vanilla Minecraft põe o nether (geralmente world_nether) e o end (geralmente world_the_end) dentro da pasta world.

O Canary move as pastas do nether e do end para fora da pasta world. Isto deve ser corrigido se quiseres manter estas duas dimensões quando usares o Sponge. Felizmente, o Canary tem uma forma fácil de converter os mundos do Canary para a estrutura usada pelo Sponge que é utilizando o comando /makevanilla. Se a conversão decorrer sem problemas, os mundos serão colocados na pasta vanilla.

Ficheiro de Configuração do Servidor e dos Mundos

O Sponge usa muitos ficheiros que são disponibilizados pelo Minecraft Vanilla, tal como o server.properties. No entanto, o Canary não; o único ficheiro que o Canary tem em comum com o Minecraft vanila é o usercache.json. Por isso, o ficheiro usercache.json é o único ficheiro do Canary que pode ser reutilizado no Sponge.

No entanto, é possível migrar alguns dos ficheiros de configuração do Canary manualmente, ficheiros esses dispostos abaixo.

Ficheiro(s) do Canary

Equivalente(s) no Sponge

server.cfg <world>_<dimension>.cfg

server.properties

<world>_<dimension>.cfg

global.conf <dimension>/dimension.conf

ops.cfg

ops.json

db.cfg

Sem equivalente

motd.txt

Sem equivalente

Plugins

O SpongeVanilla e o SpongeForge não têm suporte nativo para plugins do Canary. Poderá ser possível re-implementar a API do Canary com um plugin do Sponge especial.

O Ore é o repositório oficial do Sponge para encontrar plugins, e recomendamos que todos os plugins do Sponge sejam descarregado do Ore. Quando estiveres à procura de substitutos para os teus plugins do Canary, tem em conta que:

  • Nem todos os desenvolvedores do Canary escolheram transferir os seus plugins para o Sponge. No entanto, outras pessoas poderão criar substitutos decentes, ao longo do tempo.

  • Nem todos os plugins do Sponge que são transferidos do Canary vão converter os ficheiros de configuração automaticamente. Cada desenvolvedor tomará a decisão de converter ou não, automaticamente, os ficheiros de configuração.

  • Alguns plugins do Sponge que foram transferidos do Canary podem ter alterações na forma como funcionam, e podem nem sequer utilizar a mesma estrutura de configuração.

Migrar do Forge

Migrar de um servidor Forge para um servidor SpongeForge ou SpongeVanilla é um processo simples que quase dispensa qualquer tipo de preparação.

Migrar para o SpongeForge

Primeiro deves certificar-te de que estás a usar uma versão do Forge compatível com a versão do SpongeForge que planeias usar. Podes encontrar builds recomendadas do Forge na página de downloads do Forge. Quaisquer mods que estejas a utilizar também devem ser atualizados.

Quando estiveres pronto para instalar o SpongeForge, poderás seguir para os passos seguintes:

  1. Para o teu servidor Forge se estiver a correr.

  2. Descarrega o SpongeForge do site do Sponge e o Forge do MinecraftForge.

  3. Coloca o ficheiro SpongeForge.jar na pasta mods.

  4. Inicia o servidor!

Nota

Se o SpongeForge for o único mod no teu servidor, os jogadores poderão ligar-se utilizando o cliente vanilla. Outros mods poderão requerer que os jogadores instalem o Forge nos seus computadores.

Migração para o SpongeVanilla

Aviso

Se migrares para o SpongeVanilla, perderás todos os dados, blocos e entidades dos mods do Forge, uma vez que o SpongeVanilla não é capaz de executar mods do Forge. Tem isso em mente ao decidires entre o SpongeForge ou o SpongeVanilla.

O processo de migração é muito semelhante ao de acima:

  1. Para o teu servidor Forge se estiver a correr.

  2. Descarrega o SpongeVanilla e o servidor vanilla da Mojang.

  3. Coloca os mundos e os ficheiros de configuração na pasta do servidor.

  4. Executa o servidor executando o “spongevanilla.jar “.

Migrar do Vanilla

Administradores de servidores de Minecraft vanilla podem migrar facilmente porque o Forge, e por conseguinte, o SpongeForge (e o SpongeVanilla), utiliza a mesma estrutura de mundos que o Vanilla. O Sponge também usa os mesmos ficheiros utilizados pelo Minecraft Vanilla, tal como o ficheiro server.properties.

Primeiro, tens de decidir se queres usar o SpongeForge ou o SpongeVanilla.

Nota

Ambas as variantes do Sponge são capazes de servir os clientes vanilla. Tem em conta que isto só se aplica o SpongeForge desde que não instales mods que requeiram que o cliente também os instale.

  1. Para o teu servidor Vanilla se estiver a correr

  2. Descarrega o SpongeVanilla ou o SpongeForge.

  3. Coloca os mundos e os ficheiros de configuração na pasta do servidor.

  4. Executa o teu novo servidor.

Instalar o Sponge

Os guias Instalar o SpongeForge e Instalar o SpongeVanilla fornecem instruções relativas à instalação do Sponge durante a migração.