Migrar para o Sponge

Os artigos nesta secção têm como objetivo ajudar donos de servidores atuais a migrarem de outras plataformas para o Sponge.

Aviso

Por favor, faz uma cópia de segurança dos ficheiros do teu servidor antes de migrares. Caso algo corra mal, terás a tua cópia de segurança!

Migrar para o Sponge

Para migrar para o SpongeForge ou SpongeVanilla, vê as secções abaixo. A maioria das instruções são idênticas para ambos, as diferenças estão realçadas abaixo.

Migrating from CraftBukkit, Spigot, or Paper

Nota

O Spigot é uma modificação do CraftBukkit.

Mundos

O Forge, e consequentemente o SpongeForge (e também o SpongeVanilla), utilizam a mesma estrutura de mundos que o Minecraft Vanilla. O Vanilla Minecraft põe o nether (geralmente world_nether) e o end (geralmente world_the_end) dentro da pasta world. No entanto, o Bukkit e o Spigot não usam este sistema para guardar os mundos, pelo que é necessário migrá-los.

O SpongeForge e o SpongeVanilla fornecem um script totalmente automatizado que converte os mundos. Funciona da seguinte forma:

  1. Deliga o teu servidor Bukkit ou Spigot e faz uma cópia de segurança do servidor todo.

  2. Instala o SpongeForge ou o SpongeVanilla na pasta onde tinhas o servidor antigo, elimina os jars do Bukkit ou do Spigot. Se não sabes como instalar o SpongeForge ou o SpongeVanilla como deve ser, lê isto.

  3. Iniciar o servidor Sponge, o migrador será carregado automaticamente.

  4. O migrador vai procurar no ficheiro bukkit.yml `` por uma chave de configuração chamada ``world-container` e irá procurar essa pasta para encontrar mundos a transferir. Se esse ficheiro não for encontrado (ou algo impedir a sua leitura), então o migrador vai usar a pasta ``root do servidor (que é o standard do CraftBukkit).

  5. Now the migration is performed. At this point, worlds are copied over from what we call the world container into the folder defined in the server.properties file via the level-name key. Note that the original files in the world container remain unchanged, a copy is made during migration.

  6. O Bukkit coloca as coisas em sítios estranhos (e com nomes estranhos) e por isso, é preciso fazer duas correções importantes. Tem em conta que estas correções são feitas com base em pressupostos (dada a estrutura do Bukkit).

    • A primeira correção é renomear qualquer pasta cujo nome comece pela propriedade level-name``e termine com o nome de uma dimensão Vanilla (``_nether/_the_end) para DIM-1 e DIM1, respetivamente.

    • A segunda é migrar os dados de uma region dentro de mundos nether/the_end no Bukkit Vanilla. O Bukkit põe isto nas pastas DIM-1\region e DIM1\region respetivamente, quando o Vanilla/Forge esperam que a pasta region esteja na raiz da estrutura de pastas do mundo.

O migrador não consegue fornecer todos os valores de configuração necessários. Este é o motivo pelo qual precisas de alterar vários parâmetros à mão para fazer o mundo funcionar corretamente depois de o carregares no SpongeForge ou no SpongeVanilla. É altamente recomendável usar um Plugin de Gestão de Mundos para definir os parâmetros certos e realmente carregar o mundo.

Nota

Como já foi assinalado, temos de fazer várias suposições quando migramos os teus mundos. Por isso, o Sponge não carrega o mundo diretamente, precisas de instalar um plugin que lide com isto.

O output gerado pela ferramenta de migração deverá ter este aspeto, se tudo correu bem:

[17:32:29] [Server thread/INFO] [Sponge]: Checking for worlds that need to be migrated...
[17:32:29] [Server thread/INFO] [Sponge]: Migrating [world_lol] from [.].
[17:32:29] [Server thread/INFO] [Sponge]: Migrated world [world_lol] from [.] to [.\world\world_lol]
[17:32:29] [Server thread/INFO] [Sponge]: Migrating [world_nether] from [.].
[17:32:29] [Server thread/INFO] [Sponge]: Migrated world [world_nether] from [.] to [.\world\DIM-1]
[17:32:29] [Server thread/INFO] [Sponge]: Migrating [world_the_end] from [.].
[17:32:29] [Server thread/INFO] [Sponge]: Migrated world [world_the_end] from [.] to [.\world\DIM1]
[17:32:29] [Server thread/INFO] [Sponge]: [3] worlds have been migrated back to Vanilla's format.

Quando isto estiver completo, deverás ter uma cópia do(s) teu(s) mundo(s) que o Sponge consegue perceber. Os ficheiros de mundo originais permanecem inalterados na sua localização original, caso algo corra mal.

Ficheiro de Configuração do Servidor e dos Mundos

O CraftBukkit e o Sponge partilham alguns ficheiros que são disponibilizados pelo Minecraft vanilla. Por esse motivo, estes ficheiros podem ser reutilizados no Sponge, se já estiverem presentes na tua instalação do CraftBukkit:

  • server.properties

  • banned-ips.json

  • banned-players.json

  • ops.json

  • usercache.json

  • whitelist.json

Os ficheiros abaixo só são utilizados pelo CraftBukkit, e podem ser removidos:

  • bukkit.yml

  • commands.yml

  • help.yml

  • permissions.yml

Os utilizadores que estejam a migrar do Spigot poderão querer comparar o ficheiro spigot.yml com o ficheiro global.conf no Sponge. Algumas keys no spigot.yml têm equivalentes no global.conf, e pode ser útil copiar os valores dessas keys.

Plugins

O Sponge não tem suporte nativo para plugins do Bukkit. No entanto, alguns membros da comunidade estão a re-implementar a Bukkit API com um plugin do Sponge especial, que poderá permitir que os plugins do Bukkit sejam utilizados num servidor Sponge. Este plugin ainda não data de lançamento prevista.

O Ore é o repositório oficial do Sponge para encontrar plugins, e recomendamos que todos os plugins do Sponge sejam descarregado do Ore. Quando estiveres à procura de substitutos para os teus plugins do Bukkit, tem em conta que:

  • Nem todos os desenvolvedores do Bukkit escolheram transferir os seus plugins para o Sponge. No entanto, outras pessoas poderão criar substitutos decentes, ao longo do tempo.

  • Nem todos os plugins do Sponge que são transferidos do Bukkit vão converter os ficheiros de configuração automaticamente. Cada desenvolvedor tomará a decisão de converter ou não, automaticamente, os ficheiros de configuração.

  • Alguns plugins do Sponge que foram transferidos do Bukkit podem ter alterações na forma como funcionam, e podem nem sequer utilizar a mesma estrutura de configuração.

Migrating from CanaryMod

Mundos

O Forge, e consequentemente o SpongeForge (e também o SpongeVanilla), utilizam a mesma estrutura de mundos que o Minecraft Vanilla. O Vanilla Minecraft põe o nether (geralmente world_nether) e o end (geralmente world_the_end) dentro da pasta world.

O Canary move as pastas do nether e do end para fora da pasta world. Isto deve ser corrigido se quiseres manter estas duas dimensões quando usares o Sponge. Felizmente, o Canary tem uma forma fácil de converter os mundos do Canary para a estrutura usada pelo Sponge que é utilizando o comando /makevanilla. Se a conversão decorrer sem problemas, os mundos serão colocados na pasta vanilla.

Ficheiro de Configuração do Servidor e dos Mundos

O Sponge usa muitos ficheiros que são disponibilizados pelo Minecraft Vanilla, tal como o server.properties. No entanto, o Canary não; o único ficheiro que o Canary tem em comum com o Minecraft vanila é o usercache.json. Por isso, o ficheiro usercache.json é o único ficheiro do Canary que pode ser reutilizado no Sponge.

No entanto, é possível migrar alguns dos ficheiros de configuração do Canary manualmente, ficheiros esses dispostos abaixo.

Ficheiro(s) do Canary

Equivalente(s) no Sponge

server.cfg <world>_<dimension>.cfg

server.properties

<world>_<dimension>.cfg

global.conf <dimension>/dimension.conf

ops.cfg

ops.json

db.cfg

Sem equivalente

motd.txt

Sem equivalente

Plugins

O SpongeVanilla e o SpongeForge não têm suporte nativo para plugins do Canary. Poderá ser possível re-implementar a API do Canary com um plugin do Sponge especial.

O Ore é o repositório oficial do Sponge para encontrar plugins, e recomendamos que todos os plugins do Sponge sejam descarregado do Ore. Quando estiveres à procura de substitutos para os teus plugins do Canary, tem em conta que:

  • Nem todos os desenvolvedores do Canary escolheram transferir os seus plugins para o Sponge. No entanto, outras pessoas poderão criar substitutos decentes, ao longo do tempo.

  • Nem todos os plugins do Sponge que são transferidos do Canary vão converter os ficheiros de configuração automaticamente. Cada desenvolvedor tomará a decisão de converter ou não, automaticamente, os ficheiros de configuração.

  • Alguns plugins do Sponge que foram transferidos do Canary podem ter alterações na forma como funcionam, e podem nem sequer utilizar a mesma estrutura de configuração.

Migrar do Forge

Migrar de um servidor Forge para um servidor SpongeForge ou SpongeVanilla é um processo simples que quase dispensa qualquer tipo de preparação.

Migrar para o SpongeForge

Primeiro deves certificar-te de que estás a usar uma versão do Forge compatível com a versão do SpongeForge que planeias usar. Podes encontrar builds recomendadas do Forge na página de downloads do Forge. Quaisquer mods que estejas a utilizar também devem ser atualizados.

Quando estiveres pronto para instalar o SpongeForge, poderás seguir para os passos seguintes:

  1. Para o teu servidor Forge se estiver a correr.

  2. Descarrega o SpongeForge do site do Sponge e o Forge do MinecraftForge.

  3. Coloca o ficheiro SpongeForge.jar na pasta mods.

  4. Inicia o servidor!

Nota

Se o SpongeForge for o único mod no teu servidor, os jogadores poderão ligar-se utilizando o cliente vanilla. Outros mods poderão requerer que os jogadores instalem o Forge nos seus computadores.

Migração para o SpongeVanilla

Aviso

Se migrares para o SpongeVanilla, perderás todos os dados, blocos e entidades dos mods do Forge, uma vez que o SpongeVanilla não é capaz de executar mods do Forge. Tem isso em mente ao decidires entre o SpongeForge ou o SpongeVanilla.

O processo de migração é muito semelhante ao de acima:

  1. Para o teu servidor Forge se estiver a correr.

  2. Descarrega o SpongeVanilla e o servidor vanilla da Mojang.

  3. Coloca os mundos e os ficheiros de configuração na pasta do servidor.

  4. Executa o servidor executando o “spongevanilla.jar “.

Migrar do Vanilla

Administradores de servidores de Minecraft vanilla podem migrar facilmente porque o Forge, e por conseguinte, o SpongeForge (e o SpongeVanilla), utiliza a mesma estrutura de mundos que o Vanilla. O Sponge também usa os mesmos ficheiros utilizados pelo Minecraft Vanilla, tal como o ficheiro server.properties.

Primeiro, tens de decidir se queres usar o SpongeForge ou o SpongeVanilla.

Nota

Ambas as variantes do Sponge são capazes de servir os clientes vanilla. Tem em conta que isto só se aplica o SpongeForge desde que não instales mods que requeiram que o cliente também os instale.

  1. Para o teu servidor Vanilla se estiver a correr

  2. Descarrega o SpongeVanilla ou o SpongeForge.

  3. Coloca os mundos e os ficheiros de configuração na pasta do servidor.

  4. Executa o teu novo servidor.

Instalar o Sponge

Os guias Instalar o SpongeForge e Instalar o SpongeVanilla fornecem instruções relativas à instalação do Sponge durante a migração.