Instalar o SpongeForge

O SpongeForge integra-se no Minecraft Forge por isso você também pode usar mods do Forge. Na verdade, o Sponge é ele próprio um mod para o Forge que depois carrega os plugins do Sponge, mas isto é um detalhe técnico.

Os usuários que não quiserem usar o Minecraft Forge podem considerar o SpongeVanilla.

Download

Descarregue a sua cópia do Sponge Forge`aqui <https://spongepowered.org/downloads>`_.

Ler o Nome do Ficheiro Descarregado

Quando descarregares o SpongeForge, o nome do ficheiro vai conter algumas informações relevantes sobre versões. Inclui o número da build do Forge necessária para usar o SpongeForge. Outras versões do Forge que não a especificada, ainda que próximas, não são oficialmente suportadas.

No entanto, o SpongeForge costuma ser atualizado rapidamente após cada lançamento do Forge, por isso, você não terá de usar uma versão do Forge desatualizada para usar o SpongeForge.

O formato do nome do ficheiro é spongeforge-{MCVersion}-{ForgeVersion}-{SpongeAPIVersion}-{SpongeBuildId}

MCVersion

A versão de Minecraft. Só os clientes que forem compatíveis com esta versão podem ligar-se.

ForgeVersion

A versão do Forge para a qual este ficheiro é feito. O seu servidor deverá correr esta versão exata do Forge, de preferência.

SpongeAPIVersion

A versão da SpongeAPI implementada por este ficheiro É disto que os plugins do Sponge dependem.

SpongeBuildId

O número da build do Sponge. Isto é o que você deve mencionar quando denunciares bugs ou pedires ajuda.

Exemplo

The file name spongeforge-1.10.2-2254-5.2.0-BETA-2234.jar is compatible with Minecraft version 1.10.2, requires build 1.10.2-12.18.3.2254 of Forge, provides SpongeAPI 5.2.0 and was build 2234 of SpongeForge.

Nota

Os mods normais do Forge costumam correr em qualquer versão do Forge para uma dada versão do Minecraft (ex. 1.8) sem quaisquer problemas. No entanto, o SpongeForge precisa de acesso a, entre outras coisas, partes internas do Forge, em que a maior parte dos mods não deve mexer, muito menos modificar como o Sponge faz. Como os desenvolvedores do Forge têm liberdade para alterar o código interno sempre que querem, a garantia de compatibilidade com versões mais antigas não se verifica com o SpongeForge.

Instalar o SpongeForge

Nota

Se você utilizar (ou planeia vir a utilizar) um host de servidores de jogos, eles poderão ter um painel que instale o Sponge por você.

Aviso

Quando usar o instalador da Mojang, o Minecraft é executado pela versão de Java da Mojang, e não pela versão de Java instalada no teu sistema. O instalador vem atualmente com o Java 1.8.0_25 para Windows e 1.8.0_60` para macOS. Tenha em conta que o Sponge requer pelo menos a versão 1.8.0_40 ou superior para correr devidamente. Você pode descarregar o instalador sem Java incluído aqui: Launcher Oficial de Minecraft

Um Jogador / Servidor LAN In-Game

  1. Download the Minecraft Forge installer from the Minecraft Forge website. Make sure to use exactly the same build number as shown above.

  2. Executa o instalador do Forge fornecido. Um novo perfil Forge será criado no launcher do Minecraft.

  3. Abra o laucher do Minecraft e selecione o novo perfil do Forge que foi criado.

  4. Clique em “Options” e em “Open Game Dir”.

  5. Descarregue o SpongeForge do site do Sponge e coloque-o dentro da pasta “mods”. Crie a pasta se ela não existir.

  6. O Sponge deve funcionar tanto em Single Player como num mundo aberto para a LAN.

A seguir, aprenda como você pode configurar o Sponge e como pode gerir o seu servidor (incluindo a instalação de plugins).

Servidores dedicados

Nota

Se já tens um servidor Forge, basta pores o Sponge mod na pasta mods. Lembra-te de atualizares a versão do Forge para a versão específica que o SpongeForge requer. Dá uma olhadela ao topo desta página se não sabes que versão utilizar.

Instalar o Forge pela linha de comandos

  1. Visite o site do Minecraft Forge <http://files.minecraftforge.net/>`e clique em “Show all downloads” para ver uma lista completa das opções disponíveis. Identifique a versão que corresponde à indicada :doc:`no nome do ficheiro do SpongeForge que descarregou <spongeforge>, e coloque o rato por cima do (i) ao lado de “installer” para ter o link de download direto.

  2. Usa o teu método de download preferido para descarregares o Jar para o seu destino. Por exemplo: wget http://url.to/forge-version-installer.jar

  3. Na pasta onde desejas instalar o Forge, executa o Jar com a opção --installServer. Exemplo: java -jar forge-version-installer.jar --installServer

  4. Salat para a secção Ligar o SpongeForge ao Forge, abaixo.

Instalar o Forge por uma Interface Gráfica

  1. Download the Minecraft Forge installer from the Minecraft Forge website for the version matching the one listed in the filename of the SpongeForge download. See above for the naming scheme of SpongeForge and Forge.

  2. Corra o instalador do Forge fornecidom selecionar “Instalar Servidor”, escolha uma pasta vazia para colocar os ficheiros do servidor e depois clique em OK.

  3. Salat para a secção Ligar o SpongeForge ao Forge, abaixo.

Ligar o SpongeForge ao Forge

  1. Descarrega o SpongeForge do site do Sponge e coloca-o dentro da pasta “mods” na pasta do teu servidor. Se a pasta não existir, cria-a.

  2. Agora você pode correr o servidor via comando ou launch script java -jar forge-version-XYZ.jar.

  3. Se você estiver a trabalhar a partir de casa, configure o Encaminhamento de portas para que os outros se possam juntar.

De seguida, aprenda a criar e utilizar um launch-script, configurar o Sponge e gerir o teu servidor (incluindo a instalar plugins).