Usar o Sponge com o BungeeCord

O BungeeCord é um software de proxy de servidores escrito pelo md_5 e pela equipa SpigotMC que permite que os donos dos servidores os liguem de tal modo que os jogadores podem saltar de uns para os outros sem terem de desligar de cada servidor e voltar a ligar. O BungeeCord é utilizado principalmente em redes de servidores que oferecem muitos modos de jogo.

Para mais informações sobre o BungeeCord, o que é, como o configurar, e como funciona, dá uma olhadela ao website do BungeeCord. Esta página focar-se-á nos passos específicos para o Sponge.

Aviso

Para ligares servidores ao BungeeCord, deves executar os servidores em modo offline. Neste modo, sem as devidas precauções, qualquer um pode entrar no servidor utilizando qualquer nome que queiram, incluindo com o nome de jogadores que têm permissões de administração. Certifica-te de que os teus servidores estão protegidos com firewalls. Se estás a usar Linux, há um guia para IPTables no SpigotMC Firewall guide. Em alternativa, alguma distribuições vêm com a UncomplicatedFirewall «ufw».

Se não estás confortável com mexer no Linux, ou se estás inseguro sobre como prevenir acesso não autorizado aos teus servidores, considera consultar alguém que tenha mais experiência para garantir a segurança o teu servidor.

Nota

Se usas SSH para administrares o teu servidor, certifica-te de que deixas a porta 22 ABERTA, ou corres o risco de não conseguires voltar a aceder ao servidor!

Encaminhamento de IP

O BungeeCord tem um modo chamado IP Forwarding, que permite ao BungeeCord pasar o UUID e o endereço IP do jogador a qualquer servidor ligado ao BungeeCord, mesmo que estes estejam a correr um modo offline. Nas versões atuais do BungeeCord, o IP Forwarding funciona com o SpongeVanilla, no entanto, o IP Forwarding só suporta o SpongeForge quando se ligam cliente vanilla - servidores com mods que requerem clientes com mods também não funcionarão com IP Forwarding na versão atual do BungeeCord. O SpongeForge só é totalmente suportado via uso de uma versão alterada do BungeeCord, ou um plugin para o BungeeCord feito pela comunidade.

Foi feito um Pull Request ao BungeeCord para permitir que este suporte o SpongeForge nativamente. Estamos à espera que esta alteração seja incluída no produto principal:

Usar o BungeeCord sem encaminhamento de IP

Apesar de se recomendar que uses IP Forwarding sempre que possível, se não o quiseres fazer, simplesmente certifica-te de que o online-mode está definido para false no teu ficheiro server.properties e adicionas os detalhes do teu servidor ao ficheiro config.yml. Assim, o Bungee reencaminhará quisquer ligações para o servidor quando isso for pedido. É uma boa precaução definir a server-port para algo diferente de 25565.

Isst vai funcionar com todas as implementações do Sponge, incluindo com mods.

Usar o BungeeCord com encaminhamento de IP

Se queres usar Reencaminhamento de IP:

  • No fcheiro config.yml do BungeeCord, define ip_forward como true

  • Na configuração do Sponge (config/sponge/global.conf), define modules.bungeecord como true e bungeecord.ip-forwarding como true também

  • Se tens mais software no teu servidor, consulta a documentação desse software.

Isto tem de ser feito em todos os servidores que estão ligados à rede BungeeCord. Depois, basta seguires as instruções para a utilização do BungeeCord sem Reencaminhamento de IP.