A História do Sponge

Esta página está dividida em duas partes principais:
  • a história do projeto em si

  • a história da nossa querida mascote Spongie

A história do projeto

O Sponge foi fundado como uma alternativa às APIs que estavam disponíveis em setembro de 2014. O Equipe do Sponge é composto por muitas pessoas de diferentes comunidades. Por exemplo, Spout/Spoutcraft, Forge, Cauldron e algumas outras.

Quando o desenvolvimento do Bukkit e do Cauldron chegaram a um fim repentino, a comunidade do Minecraft ficou chocada. Vários desenvolvedores destas comunidades se juntaram no #nextstep no Esper.NET e discutiram sobre o futuro do modding no Minecraft. Foi decidido que havia certamente a necessidade de uma nova API uma vez que o repositório do CraftBukkit (Cauldron também) foi tirado do ar.

Foram definidos varios objetivos para a nova API:
  • consistência

  • estabilidade entre as atualizações do Minecraft

  • facilidade de uso

  • conformidade com o EULA da Mojang

  • proteção contra DMCA takedowns

Apesar de os objetivos serem maioritariamente claros, o caminho a seguir não era. O projeto que se adivinhava ainda nem nome tinha. A primeira menção ao nome Sponge foi feita pelo Firehead94, a 6 de setembro. Obviamente, o nome ficou.

Os primeiros commits da SpongeAPI e do SpongeForge foram feitos a 7 e 8 de setembro de 2014, por um dos líderes do Projeto, o Zidane. Estes acontecimentos marcaram o início do desenvolvimento da SpongeAPI e do SpongeForge (na altura, chamado simplesmente Sponge).

A 7 de setembro de 2014, foi feito o primeiro commit do Granite, uma API baseada no Minecraft Vanilla. Foi planeado que o Granite, que era, originalmente, um projeto independente, tivesse implementada a sua própria API e a SpongeAPI; O Granite e o SpongeForge coexistiram até 20 de abril de 2015.

O desenvolvimento do SpongeForge e da API acelerou, levando ao primeiro lançamento da API no dia 1 de dezembro de 2014. No entanto, esta versão não tinha, de todo, todas as funcionalidades, e era só a API, o que significa que ainda não havia nenhuma implementação disponível nesse momento.

Em 26 de dezembro de 2014 a equipe do Granite decidiu limitar o Granite à utilização da SpongeAPI. Isto fez do Granite a primeira implementação não oficial do Sponge para o Minecraft Vanilla. Em 26 de março a equipe do Granite finalmente juntou-se a equipe do Sponge e o Granite tornou-se o SpongeVanilla, a implementação oficial da SpongeAPI para Minecraft Vanilla. Cerca de um mês depois da unificação do Granite e do SpongeForge iniciou-se o código base do SpongeCommon. O SpongeCommon foi criado para manter todo o código compartilhado entre as duas implementações enquanto o código específico de cada uma fica em seus respectivos repositórios.

Em 21 de abril de 2015 a SpongeAPI 2.0 foi finalmente lançada. Em 25 de abril de 2015, versões de desenvolvimento do SpongeForge (#428, Inspired Wallaroo) ficaram disponíveis. A primeira versão alpha do SpongeVanilla (DEV#17) foi lançada no dia 13 de setembro de 2015.

Em 31 de dezembro de 2015, a SpongeAPI 3.0.0 foi lançada junto com o SpongeForge (#1000) e SpongeVanilla (#129) entrando em seus betas.

Spongie - nossa mascote

O Spongie é nossa amigável, prestativa e de certa forma, úmida, mascote. Não a faça chorar, já que ela é uma pessoa muito sensível.

A história da Spongie

Spongie first appeared in #Sponge on Esper.NET around September 2014. She was created and posted by DragonsPainter. Strad, another user, felt that Spongie would look better with a moogle-like antenna, a Forge furnace instead of a Cauldron and replaced the Spigot with Spout. An anonymous user then removed all labels and introduced her as the icon and background logo for the Sponge reddit section.

Esta versão antiga da Spongie infelizmente não está disponível como imagem vetorial, por isso, a equipe do Sponge decidiu criar uma versão nova vetorizada. Foi publicado dois novos rascunhos no Estado do Spongie. Os assets atuais podem ser encontrados aqui.