A História do Sponge

Esta página está dividida em duas partes principais:
  • a história do projeto em si

  • a história da nossa querida mascote Spongie

A história do projeto

O Sponge foi fundado como uma melhor alternativa às APIs que estavam disponíveis em setembro de 2014. A Equipe consiste em muitas pessoas de diferentes comunidades, por exemplo: Spout/Spoutcraft, Forge, Cauldron e alguns outros.

Quando o desenvolvimento do Bukkit e do Cauldron chegaram a um fim repentino, a comunidade do Minecraft ficou chocada. Vários desenvolvedores destas comunidades se juntaram no #nextstep no Esper.NET e discutiram sobre o futuro do modding no Minecraft. Foi decidido que havia certamente a necessidade de uma nova API uma vez que o repositório do CraftBukkit (Cauldron também) foi tirado do ar.

Foram definidos varios objetivos para a nova API:
  • consistência

  • estabilidade entre as atualizações do Minecraft

  • facilidade de uso

  • conformidade com o EULA da Mojang

  • proteção contra DMCA takedowns

Embora a maioria dos objetivos estivessem claros, o caminho a seguir não estava, o projeto que estava por vir nem nome tinha. A primeira menção ao nome Sponge foi feita pelo Firehead94 em 6 de setembro. Obviamente, o nome ficou.

Os primeiros commits a SpongeAPI e ao SpongeForge foram feitos nos dias 7 e 8 de setembro de 2014 por um dos líderes do projeto Sponge, o Zidane. Isto marcou o começo do desenvolvimento da SpongeAPI e do SpongeForge (chamado Sponge na época).

Em 7 de setembro de 2014 foi feito o primeiro commit do Granite, uma API baseada no Minecraft Vanilla. O Granite, que era originalmente um projeto independente, foi planejado para implemetar sua própria API junto com a SpongeAPI. O Granite e o SpongeForge coexistiram ate o dia 20 de abril de 2015.

O desenvolvimento do SpongeForge e da API acelerou, levando ao primeiro lançamento da API no dia 1 de dezembro de 2014. No entanto, esta versão estava longe de estar completa e era apenas a API, não tendo nenhuma implementação disponível.

Em 26 de dezembro de 2014 a equipe do Granite decidiu limitar o Granite à utilização da SpongeAPI. Isto fez do Granite a primeira implementação não oficial do Sponge para o Minecraft Vanilla. Em 26 de março a equipe do Granite finalmente juntou-se a equipe do Sponge e o Granite tornou-se o SpongeVanilla, a implementação oficial da SpongeAPI para Minecraft Vanilla. Cerca de um mês depois da unificação do Granite e do SpongeForge iniciou-se o código base do SpongeCommon. O SpongeCommon foi criado para manter todo o código compartilhado entre as duas implementações enquanto o código específico de cada uma fica em seus respectivos repositórios.

Em 21 de abril de 2015 a SpongeAPI 2.0 foi finalmente lançada. Em 25 de abril de 2015, versões de desenvolvimento do SpongeForge (#428, Inspired Wallaroo) ficaram disponíveis. A primeira versão alpha do SpongeVanilla (DEV#17) foi lançada no dia 13 de setembro de 2015.

Em 31 de dezembro de 2015, a SpongeAPI 3.0.0 foi lançada junto com o SpongeForge (#1000) e SpongeVanilla (#129) entrando em seus betas.

Spongie - nossa mascote

O Spongie é nossa amigável, prestativa e de certa forma, úmida, mascote. Não a faça chorar, já que ela é uma pessoa muito sensível.

A história da Spongie

A primeira aparição do Spongie foi em #Spongie no Esper.NET por volta de setembro de 2014. Ele foi criado e publicado pelo DragonsPainter <http://dragonspainter.deviantart.com/>`__. O Strad, outro usuário, sentiu que o Spongie ficaria melhor com uma antena de moogle, uma fornalha de forja (Forge) ao invés de um caldeirão (Cauldron), e a substituição de Spigot por Spout. Um usuário anônimo removeu todos os rótulos e o apresentou como o ícone e logo de background para a seção do Sponge no reddit.

Esta versão antiga da Spongie infelizmente não está disponível como imagem vetorial, por isso, a equipe do Sponge decidiu criar uma versão nova vetorizada. Foi publicado dois novos rascunhos no Estado do Spongie. Os assets atuais podem ser encontrados aqui.