Introdução

Aviso

This documentation refers to an outdated SpongeAPI version and is no longer actively maintained. While the code examples still work for that API version, the policies, guidelines, and some links may have changed. Please refer to the latest version of the documentation for those.

O que é o Sponge?

O objetivo do projeto Sponge é criar uma framework de desenvolvimento de plugins para o Minecraft. O Sponge está sendo criado por uma comunidade global, e é código aberto oque significa que qualquer pessoa pode participar.

O Sponge foi criado após ver as falhas de outros projetos na comunidade de desenvolvimento de plugins do Minecraft. Estamos tentando evitar cometer os mesmo erros que os outros projetos, logo:

  • O Sponge é um projeto extremamente aberto.

  • O Sponge é licenciado sob a licença MIT - uma licença de código aberto extremamente permissiva.

  • Temos o desempenho como uma prioridade.

A maioria dos plugins desenvolvidos com a Sponge API deve funcionar em várias versões do Minecraft sem precisar ser atualizada. Isso significa que, na maior parte dos casos, donos de servidores não precisam se preocupar com incompatibilidades dos plugins.

Nós temos dois outros projetos além da Sponge API:

  1. SpongeForge, um coremod para Minecraft Forge que é uma framework de modding para Minecraft famosa por ter estimulado o panorama de modding no Minecraft. O Forge não tem uma API multi-versão, e é aí que o Sponge entra. O Sponge permite que donos de servidores utilizem plugins facilmente, tornando a gestão do servidor mais simples.

  2. SpongeVanilla, uma implementação independente da Sponge API, executando por cima do servidor vanilla de Minecraft. (O SpongeVanilla era conhecido como Granite, até a fusão das equipes de desenvolvimento).

Os jogadores em servidores que usam SpongeForge ou SpongeVanilla não precisam instalar qualquer mod. Eles podem juntar-se aos servidores com Sponge utilizando o Minecraft vanilla providenciado pela Mojang.

A Sponge API não está vinculada a nenhuma plataforma. Isso significa que os donos de servidor podem usar plugins do Sponge em qualquer implementação oficial da Sponge API. Os plugins deverão funcionar de forma idêntica em qualquer implementação, devido à funcionalidade comum dos mixins.

Onde posso descarregar o Sponge?

Versões de desenvolvimento beta do SpongeForge e SpongeVanilla podem ser encontradas aqui: Downloads

Quem está por trás do Sponge?

Os líderes do projeto são o blood, o gabizou e o Zidane. Nós estamos tentando ser bem abertos com a equipe para garantir que os líderes do projeto não acabem “segurando todas as chaves”. No entanto, essas três pessoas tomam as decisões finais para assegurar o funcionamento do projeto.

Uma lista completa dos membros da equipe pode ser econtrada em at Equipe.

Os nossos desenvolvedores são bem experientes em Java, e muitos deles trabalharam com o Minecraft por anos e conhecem bem suas particularidades. Há uma grande quantidade de excelentes desenvolvedores trabalhando no projeto Sponge, e seria quase impossível listar todos!