Perguntas Frequentes

Para Toda a Gente

O que é o Sponge?

O Sponge é uma API versátil do Minecraft: Java Edition. Foi feito para enriquecer a tua experiência de Minecraft, permitindo a criação de plugins que adicionam funcionalidades ao jogo. Lê mais sobre o Sponge aqui: :doc: introduction e sobre a história do Sponge aqui: :doc: history

O que é que é necessário para executar o Sponge?

O Sponge (e o Minecraft) precisam do Java Runtime Environment para funcionarem corretamente. Obviamente, precisarás de um computador para executares o servidor, para além disso, nada mais é necessário. Sabe mais sobre como escolher e instalar a versão do Java correta aqui: Instalar o Java

Onde posso descarregar o Sponge?

Podes descarregar o SpongeForge e o SpongeVanilla na nossa página de downloads.

Que implementações do Sponge estão disponíveis?

O projeto Sponge desenvolve atualmente duas implementações que usam a SpongeAPI:

  1. O SpongeForge, um coremod para o Minecraft Forge, que é uma framework de modding existente, famosa por ter estimulado o panorama de modding do Minecraft: Java Edition. No entanto, o Forge não tem uma API multi-versão, e é aí que o Sponge entra. O Sponge permite que os donos de servidores utilizem plugins facilmente, tornando a gestão do servidor mais simples. (O SpongeForge era conhecido como Sponge, até ter sido renomeado para evitar confusão).

  2. O SpongeVanilla, uma implementação independente da SpongeAPI, que corre num servidor de Minecraft. (O SpongeVanilla era conhecido como Granite até à fusão das equipas de desenvolvimento).

A flexibilidade da API levou ao desenvolvimento de implementações por parte da comunidade:

  1. LanternServer, um servidor de código aberto, e compatível com o Minecraft: Java Edition, que implementa a SpongeAPI. O LanternServer não depende do forma alguma da base de código do servidor vanilla, o que lhe permite ser mais configurável, mais aberto, e mais rápido. Apesar de ainda ser um trabalho em curso, o projeto é bastante promissor e poderá um dia ser a escolha para servidores que não desejem correr mods de Forge. Podes encontrar mais informação no website deles, bem como no GitHub.

Onde posso descarregar Plugins para o Sponge?

Podes encontrar plugins no Ore.

O que aconteceu ao Bukkit?

O Projeto Bukkit parou o seu desenvolvimento da API e da modificação do servidor. Mais tarde, um dos contribuidores do Bukkit enviou um pedido à DMCA para impedir a distribuição do CraftBukkit. Estava no seu direito legal. Os downloads, bem como o código-fonte, do CraftBukkit e dos seus derivados (como o Spigot e o Cauldron), já não estão disponíveis para o público. Se queres saber as razões pelas quais isto afetou o desenvolvimento do Sponge, dá uma olhadela na nossa página da história: A História do Sponge

Posso executar Plugins do Bukkit com isto?

Não, nem é nosso objetivo fazer algo deste género. O Sponge usa a sua própria API (SpongeAPI), enquanto o Bukkit usa a Bukkit API. Apesar de outras pessoas terem explorado a ideia implementar a API do Bukkit em cima do Sponge, nenhum desses projetos teve frutos, dada a diferença de design das APIs. Se achas que falta alguma funcionalidade ao Sponge, ou não consegues encontrar o plugin que o teu servidor precisa, considera por favor publicar nos “ fóruns <https://forums.spongepowered.org/>” _ e alguém poderá ser capaz de te ajudar.

Para Donos de Servidores

Eu sou Dono de um Servidor! Em que Medida é que Mudar para o Sponge vai Afetar o meu Servidor?

No caso de um servidor Forge existente, vais ter de descarregar o SpongeForge e colocá-lo na pasta mods. Depois, o servidor pode ser iniciado como outro servidor Minecraft Forge qualquer.

Os servidores que não forem Forge podem escolher usar o SpongeVanilla, uma implementação que não precisa do Forge. Há guias relativos à migração do Bukkit para o Sponge noutros sítios desta documentação. Vale notar que muitos dos desenvolvedores de plugins para o Bukkit decidiram passar a usar o Sponge, e estão a planear disponibilizar os seus plugins para servidores com o Sponge.

Os mundos poderão ser migrados. Cabe ao desenvolvedor de cada plugin criar processos de conversão que te permitam manter os dados do plugin, se existirem. Alguns desenvolvedores poderão não o fazer.

Nota relacionada: não ofereceremos suporte para plugins do Bukkit no Sponge.

Em que Medida é que Mudar para o Sponge vai Afetar os Jogadores no Meu Servidor?

A migração para o Sponge não deverá afetar os jogadores do teu servidor. Se tu (como dono do servidor) migrares corretamente, os jogadores poderão ligar-se ao teu servidor da mesma forma que antes. Os jogadores não precisarão de ter o Forge instalado - a menos que o teu servidor utilize um ou mais mods do Forge, é claro.

Para Desenvolvedores

O que é que eu posso fazer com o Sponge?

O Sponge fornece uma API de Plugins. Isto significa que podes criar novos conteúdos e gamemodes. Dá uma olhada às páginas relativas aos plugins para começares rapidamente: Criar um Plugin

O que não posso fazer com o Sponge? / Limitações do Sponge?

O Sponge não pode ser usado para criar novos blocos, texturas, mobs no lado do cliente, ou qualquer outro conteúdo que precisaria de modificações no lado do cliente. A SpongeAPI não vai dar suporte ao envio de mods ou plugins para o cliente, por questões de segurança. No entanto, podes usar a ForgeAPI para os clientes e criar plugins do Sponge para o servidor. É possível usar o Sponge no lado do cliente, mas para várias tarefas ainda são necessários mods.

Eu sou um desenvolvedor de plugins para o Bukkit! Porque é que o Sponge não pode usar a API do Bukkit?

A API do Bukkit contém código licenciado sob a GPL. Esta é uma das principais razões pelas quais o Bukkit se desmoronou em setembro de 2014; ao avançarmos com uma nova API licenciada sob a licença MIT, conseguimos evitar alguns dos problemas que assolaram o Bukkit. Apesar de isto não nos libertar do controlo da Mojang, uma vez que o código deles é proprietário, acreditamos que a Mojang suporta o modding e continuará a fazê-lo.

Vou Conseguir Aceder aos server internals nos meus Plugins?

Aceder aos server internals (conhecidos como «NMS» ou «net.minecraft.server» no CraftBukkit) pode ser feito através do MCP, que tem muitos nomes de-obfuscated. No entanto, aceder ao “NMS” levanta o risco de o teu plugin parar - a opção é tua.

Implementation-dependent Plugins para uma introção sobre como utilizares MCP no teu plugin.