A História do Sponge

Esta página está dividida em duas partes principais:
  • a história do próprio projeto
  • a história da nossa querida mascote Spongie

História do Projeto

O Sponge foi fundado como uma alternativa às APIs que estavam disponíveis em setembro de 2014. O Pessoal do Sponge é composto por muitas pessoas de diferentes comunidades. Por exemplo, Spout/Spoutcraft, Forge, Cauldron e algumas outras.

Quando o desenvolvimento do Bukkit e do Cauldron chegou a um fim abrupto, a comunidade de Minecraft ficou chocada. Vários desenvolvedores das comunidades referidas reuniram-se no canal de IRC #nextstep na Esper.NET e discutiram o futuro do modding de Minecraft. Ficou decidido que havia certamente a necessidade de uma nova API, uma vez que o repositório CraftBukkit (e o Cauldron também) tinha sido terminado.

Foram definidos vários objetivos a atingir para a nova API:
  • consistência
  • estabilidade durante as atualizações do Minecraft
  • facilidade de utilização
  • conformidade com o EULA da Mojang
  • proteção contra DMCA takedowns

Apesar de os objetivos serem maioritariamente claros, o caminho a seguir não era. O projeto que se adivinhava ainda nem nome tinha. A primeira menção ao nome Sponge foi feita pelo Firehead94, a 6 de setembro. Obviamente, o nome ficou.

Os primeiros commits da SpongeAPI e do SpongeForge foram feitos a 7 e 8 de setembro de 2014, por um dos líderes do Projeto, o Zidane. Estes acontecimentos marcaram o início do desenvolvimento da SpongeAPI e do SpongeForge (na altura, chamado simplesmente Sponge).

A 7 de setembro de 2014, foi feito o primeiro commit do Granite, uma API baseada no Minecraft Vanilla. Foi planeado que o Granite, que era, originalmente, um projeto independente, tivesse implementada a sua própria API e a SpongeAPI; O Granite e o SpongeForge coexistiram até 20 de abril de 2015.

O desenvolvimento do SpongeForge e da API acelerou, levando ao primeiro lançamento da API no dia 1 de dezembro de 2014. No entanto, esta versão não tinha, de todo, todas as funcionalidades, e era só a API, o que significa que ainda não havia nenhuma implementação disponível nesse momento.

A 26 de dezembro de 2014, a equipa do Granite decidiu limitar o Granite à utilização da SpongeAPI. Isto fez o Granite a primeira implementação não oficial do Sponge para o Minecraft Vanilla. A 26 de março, a equipa do Granite juntou-se finalmente à equipa do Sponge, e o Granite tornou-se o SpongeVanilla, a implementação oficial da SpongeAPI para Minecraft Vanilla. Cerca de um mês depois da unificação do Granite e do SpongeForge, o código base começou no repositório SpongeCommon. Este repositório foi criado para ter todo o código partilhado entre as duas implementações, enquanto o código específico de cada uma fica no repositório respetivo.

A 21 de abril de 2015, a SpongeAPI 2.0 foi finalmente lançada. As compilações de desenvolvimento do SpongeForge (#428, Inspired Wallaroo) foram finalmente disponibilizadas a 25 de abril de 2015. A 13 de setembro de 2015, foi lançada versão alpha do SpongeVanilla (DEV#17).

A 31 de dezembro de 2015, foi lançado o SpongeAPI 3.0.0, junto com o SpongeForge(#1000) e o SpongeVanilla (#129), entrando estes na versão beta.

Spongie - a nossa Mascote

A Spongie é nossa amiga, uma mascote muito prestativa e um pouco húmida. Não a faças chorar, ela é bastante sensível.

A história da Spongie

Spongie first appeared in #Sponge on Esper.NET around September 2014. She was created and posted by DragonsPainter. Strad, another user, felt that Spongie would look better with a moogle-like antenna, a Forge furnace instead of a Cauldron and replaced the Spigot with Spout. An anonymous user then removed all labels and introduced her as the icon and background logo for the Sponge reddit section.

Esta versão mais antiga da Spongie não está disponível como imagem vetorial, infelizmente. Por isso, o staff do Sponge decidiu criar uma versão vetorial. Foram publicadas duas versões de rascunho no State of Spongie. Os usados atualmente encontram-se aqui.