Introdução

O que é o Sponge?

O objetivo do projeto Sponge é criar uma framework de desenvolvimento de plugins para o Minecraft: Java Edition. O Sponge está a ser criado por uma comunidade global, e sua natureza de código aberto significa que qualquer pessoa pode participar.

O Sponge foi criado depois de vermos as falhas de outros projetos na comunidade de desenvolvimento de plugins de Minecraft. Estamos a tentar evitar cometer os mesmos erros que outros projetos; logo:

  • O Sponge é um projeto extremamente aberto.

  • O Sponge é licenciado sob a licença MIT - uma licença open source extremamente permissiva.

  • Temos o desempenho como uma prioridade.

A maioria dos plugins desenvolvidos com a SpongeAPI devem funcionar em várias versões do Minecraft sem precisarem de ser atualizados. Isto significa que, na maior parte dos casos, os donos dos servidores não vão ter de se preocupar com incompatibilidades dos plugins.

Temos dois projetos para além da SpongeAPI:

  1. O SpongeForge, um coremod para o Minecraft Forge, que é uma framework de modding existente, famosa por ter estimulado o panorama de modding do Minecraft: Java Edition. No entanto, o Forge não tem uma API multi-versão, e é aí que o Sponge entra. O Sponge permite que os donos de servidores utilizem plugins facilmente, tornando a gestão do servidor mais simples.

  2. O SpongeVanilla, uma implementação independente da SpongeAPI, que corre num servidor de Minecraft. (O SpongeVanilla era conhecido como Granite até à fusão das equipas de desenvolvimento).

Os jogadores nos servidores que estiverem a utilizar o SpongeForge ou o SpongeVanilla não precisam de instalar quaisquer mods. Podem ligar-se normalmente, utilizando o Minecraft normal distribuído pela Mojang.

A SpongeAPI não está vinculada a qualquer plataforma. Isto significa que os donos de servidor podem usar plugins do Sponge em qualquer implementação oficial da SpongeAPI. Os plugins do Sponge deverão comportar-se de forma idêntica em qualquer implementação, devido à funcionalidade comum dos mixins.

Onde posso descarregar o Sponge?

Podes descarregar o SpongeForge e o SpongeVanilla na nossa página de downloads.

Quem está por trás do Sponge?

Os líderes do projeto são o blood, o gabizou e o Zidane. Estamos a tentar ser muito abertos para com a equipa para garantir que os líderes do projeto não acabam com «as chaves todas na mão». No entanto, estas três pessoas tomam as decisões finais para assegurar o funcionamento eficiente do projeto.

Uma lista completa dos membros da equipa pode ser encontrada em Pessoal.

Os nossos desenvolvedores são bem versados com Java, e muitos deles trabalharam com o Minecraft durante anos e conhecem bem os seus pormenores. Há montes de desenvolvedores excelentes a trabalhar no projeto Sponge, e seria quase impossível identificá-los todos!