Introdução

O que é o Sponge?

O objetivo do projeto Sponge é criar uma framework para desenvolvimento de plugins para Minecraft: Java Edition. Sponge está sendo criado por uma comunidade global, e sua natureza open-source significa que qualquer um pode participar.

O Sponge foi criado após ver as falhas de outros projetos na comunidade de desenvolvimento de plugins do Minecraft. Estamos tentando evitar cometer os mesmo erros que os outros projetos, logo:

  • O Sponge é um projeto extremamente aberto.

  • O Sponge é licenciado sob a licença MIT - uma licença de código aberto extremamente permissiva.

  • Temos o desempenho como uma prioridade.

A maioria dos plugins desenvolvidos com a SpongeAPI devem funcionar em várias versões do Minecraft sem precisarem de ser atualizados. Isto significa que, na maior parte dos casos, os donos dos servidores não vão ter de se preocupar com incompatibilidades dos plugins.

Temos dois projetos para além da SpongeAPI:

  1. SpongeForge, um coremod para o Minecraft Forge, que é uma framework de modificação para Minecraft: Java Edition famosa por estimular a disputa de modificações do Minecraft. Esta framework não possui uma API multiversão, e é aqui que o Sponge entra. Ele permite administradores de servidores instalarem plugins Sponge facilmente, tornando o gerenciamento do servidor mais fácil.

  2. SpongeVanilla, uma implementação independente da SpongeAPI, executando por cima do servidor vanilla de Minecraft. (O SpongeVanilla era conhecido como Granite, até a fusão das equipes de desenvolvimento).

Os jogadores em servidores que usam SpongeForge ou SpongeVanilla não precisam instalar qualquer mod. Eles podem juntar-se aos servidores com Sponge utilizando o Minecraft vanilla providenciado pela Mojang.

A SpongeAPI não está vinculada a qualquer plataforma. Isto significa que os donos de servidor podem usar plugins do Sponge em qualquer implementação oficial da SpongeAPI. Os plugins do Sponge deverão comportar-se de forma idêntica em qualquer implementação, devido à funcionalidade comum dos mixins.

Onde posso descarregar o Sponge?

Podes descarregar o SpongeForge e o SpongeVanilla na nossa página de downloads.

Quem está por trás do Sponge?

Os líderes do projeto são o blood, o gabizou e o Zidane. Estamos a tentar ser muito abertos para com a equipa para garantir que os líderes do projeto não acabam com “as chaves todas na mão”. No entanto, estas três pessoas tomam as decisões finais para assegurar o funcionamento eficiente do projeto.

Uma lista completa dos membros da equipe pode ser econtrada em at Equipe.

Os nossos desenvolvedores são bem experientes em Java, e muitos deles trabalharam com o Minecraft por anos e conhecem bem suas particularidades. Há uma grande quantidade de excelentes desenvolvedores trabalhando no projeto Sponge, e seria quase impossível listar todos!