Dúvidas frequentes

Aviso

This documentation refers to an outdated SpongeAPI version and is no longer actively maintained. While the code examples still work for that API version, the policies, guidelines, and some links may have changed. Please refer to the latest version of the documentation for those.

Para todos

O que é o Sponge?

O Sponge é uma nova API versátil de Minecraft feita para enriquecer a sua experiência no jogo, permitindo que plugins adicionem funcionalidades a ele. Leia mais sobre o Sponge aqui: Introdução e mais sobre a história do Sponge aqui: A História do Sponge

O que é necessário para executar o Sponge?

O Sponge (e o Minecraft) precisam do Java Runtime Environment para funcionarem corretamente. Obviamente, você também precisará de um computador para executar o servidor e nada mais além disso. Saiba mais sobre como escolher a versão certa do Java aqui: Instalando o Java

Onde posso obter o Sponge?

Versões beta de desenvolvimento do SpongeForge e SpongeVanilla já estão disponíveis: Sponge Downloads

Que implementações do Sponge estão disponíveis?

O Sponge atualmente desenvolve duas implementações às quais usam a SpongeAPI:

  1. SpongeForge, um coremod para o MinecraftForge, que é uma framework para modding famosa por ter estimulado o panorama de modding no Minecraft. O Forge não tem uma API multi-versão, e é ai que o Sponge entra. O Sponge permite que donos de servidores utilizem plugins facilmente, tornando a gestão do servidor mais simples. (O SpongeForge era conhecido como Sponge, até ter sido renomeado para evitar confusão).

  2. SpongeVanilla, uma implementação independente da Sponge API, executando por cima do servidor vanilla de Minecraft. (O SpongeVanilla era conhecido como Granite, até a fusão das equipes de desenvolvimento).

Onde eu consigo plugins para o Sponge?

Em nosso repositório oficial de plugins, que se chama Ore. Seu desenvolvimento já foi iniciado no GitHub. Temporariamente, os plugins estão sendo hospedados no SpongeForums.

O que aconteceu com o Bukkit?

O Bukkit cessou o desenvolvimento de sua API e modificação de servidor. Logo depois, um dos contribuidores do Bukkit enviou uma notificação de DMCA para impedir a distribuição do CraftBukkit. Ele estava no seu direito legal. Os downloads, bem como o código fonte do CraftBukkit e seus derivados (como Spigot e Cauldron), não estão mais disponíveis ao público. Se você quer saber as razões pelas quais isso afetou o desenvolvimento do Sponge, dê uma olhada na página de nossa história: A História do Sponge

Posso executar plugins do Bukkit com isso?

Infelizmente não, nativamente. O Sponge usa a sua própria API (Sponge API), enquanto o Bukkit usa a Bukkit API. No entanto, há a possibilidade de que um plugin de terceiros para o Sponge implemente a Bukkit API na Sponge API.

Para Donos de Servidores

Sou dono de servidor! Como mudar para o Sponge afeta meu servidor?

Para um servidor existente com Forge, você precisará baixar o Sponge e colocá-lo na pasta mods. O servidor pode então ser iniciado como qualquer outro servidor com Forge.

Os servidores que não forem Forge podem escolher usar o SpongeVanilla, uma implementação que não precisa do Forge. Há guias relativos à migração do Bukkit para o Sponge noutros sítios desta documentação. Vale notar que muitos dos desenvolvedores de plugins para o Bukkit decidiram passar a usar o Sponge, e estão a planear disponibilizar os seus plugins para servidores com o Sponge.

Os mundos poderão ser migrados. Cabe aos desenvolvedores de plugins criarem processos de conversão que irão permitir que você mantenha os dados de seus plugins, caso existam. Alguns desenvolvedores talvez não façam isso.

Nós não vamos dar suporte para plugins do Bukkit. No entanto, é possível que um alguém crie uma forma de fazer estes plugins funcionarem no Sponge.

Como a migração para o Sponge pode afetar os jogadores do meu servidor?

Migrar para o Sponge não deve afetar os jogadores de seu servidor. Se você (como dono de servidor) migrar corretamente, os jogadores serão capaz de conectar no seu servidor da mesma forma que estavam antes da migração para o Sponge. Eles não terão que ter o forge instalado - a menos que seu servidor possua mods Forge, é claro.

Para Desenvolvedores

O que posso fazer com o Sponge?

O Sponge fornece uma API para plugins. Isso significa que você pode criar novos conteúdos e modos de jogo. Dê uma olhada em nossas páginas sobre plugins para começar: Criando um plugin

O que eu não posso fazer com o Sponge? / Limitações do Sponge?

O Sponge não pode ser usado para criar novos blocos, texturas, mobs ou qualquer outro conteúdo que precisaria de modificações no lado do cliente. A Sponge API não dá suporte ao envio de mods ou plugins ao cliente por agora devido a questões de segurança. No entanto, você pode usar a ForgeAPI para os clientes e criar plugins Sponge para o lado do servidor. É também possível usar o Sponge no lado do cliente, mas para várias tarefas ainda é requerido o uso de mods.

Eu sou um desenvolvedor de plugins para o Bukkit! Porque é que o Sponge não pode usar a API do Bukkit?

A API do Bukkit contém código licenciado sob a GPL. Esta é uma das principais razões pelas quais o Bukkit se desmoronou em setembro de 2014; ao avançarmos com uma nova API licenciada sob a licença MIT, conseguimos evitar alguns dos problemas que assolaram o Bukkit. Apesar de isto não nos libertar do controlo da Mojang, uma vez que o código deles é proprietário, acreditamos que a Mojang suporta o modding e continuará a fazê-lo.

Serei capaz de acessar os internos do servidor em meus plugins?

O acesso aos internos do servidor (conhecidos como “NMS” ou “net.minecraft.server” no CraftBukkit) pode ser feito através do MCP, que tem um grande número de nomes desofuscados. No entanto, tenha em mente que acessar os internos do servidor geram o risco de seu plugin quebrar.

Veja Implementation-dependent Plugins para uma introdução de como usar MCP em seu plugin.