A História do Sponge

Esta página está dividida em duas partes principais:
  • a história do próprio projeto

  • a história da nossa querida mascote Spongie

História do Projeto

O Sponge foi fundado como uma alternativa às APIs que estavam disponíveis em setembro de 2014. O Pessoal do Sponge é composto por muitas pessoas de diferentes comunidades. Por exemplo, Spout/Spoutcraft, Forge, Cauldron e algumas outras.

Quando o desenvolvimento do Bukkit e do Cauldron chegou a um fim abrupto, a comunidade de Minecraft ficou chocada. Vários desenvolvedores das comunidades referidas reuniram-se no canal de IRC #nextstep na Esper.NET e discutiram o futuro do modding de Minecraft. Ficou decidido que havia certamente a necessidade de uma nova API, uma vez que o repositório CraftBukkit (e o Cauldron também) tinha sido terminado.

Foram definidos vários objetivos a atingir para a nova API:
  • consistência

  • estabilidade durante as atualizações do Minecraft

  • facilidade de utilização

  • conformidade com o EULA da Mojang

  • proteção contra DMCA takedowns

Apesar de os objetivos serem maioritariamente claros, o caminho a seguir não era. O projeto que se adivinhava ainda nem nome tinha. A primeira menção ao nome Sponge foi feita pelo Firehead94, a 6 de setembro. Obviamente, o nome ficou.

Os primeiros commits da SpongeAPI e do SpongeForge foram feitos a 7 e 8 de setembro de 2014, por um dos líderes do Projeto, o Zidane. Estes acontecimentos marcaram o início do desenvolvimento da SpongeAPI e do SpongeForge (na altura, chamado simplesmente Sponge).

A 7 de setembro de 2014, foi feito o primeiro commit do Granite, uma API baseada no Minecraft Vanilla. Foi planeado que o Granite, que era, originalmente, um projeto independente, tivesse implementada a sua própria API e a SpongeAPI; O Granite e o SpongeForge coexistiram até 20 de abril de 2015.

O desenvolvimento do SpongeForge e da API acelerou, levando ao primeiro lançamento da API no dia 1 de dezembro de 2014. No entanto, esta versão não tinha, de todo, todas as funcionalidades, e era só a API, o que significa que ainda não havia nenhuma implementação disponível nesse momento.

A 26 de dezembro de 2014, a equipa do Granite decidiu limitar o Granite à utilização da SpongeAPI. Isto fez o Granite a primeira implementação não oficial do Sponge para o Minecraft Vanilla. A 26 de março, a equipa do Granite juntou-se finalmente à equipa do Sponge, e o Granite tornou-se o SpongeVanilla, a implementação oficial da SpongeAPI para Minecraft Vanilla. Cerca de um mês depois da unificação do Granite e do SpongeForge, o código base começou no repositório SpongeCommon. Este repositório foi criado para ter todo o código partilhado entre as duas implementações, enquanto o código específico de cada uma fica no repositório respetivo.

A 21 de abril de 2015, a SpongeAPI 2.0 foi finalmente lançada. As compilações de desenvolvimento do SpongeForge (#428, Inspired Wallaroo) foram finalmente disponibilizadas a 25 de abril de 2015. A 13 de setembro de 2015, foi lançada versão alpha do SpongeVanilla (DEV#17).

A 31 de dezembro de 2015, foi lançado o SpongeAPI 3.0.0, junto com o SpongeForge(#1000) e o SpongeVanilla (#129), entrando estes na versão beta.

Spongie - a nossa Mascote

A Spongie é nossa amiga, uma mascote muito prestativa e um pouco húmida. Não a faças chorar, ela é bastante sensível.

A história da Spongie

A primeira aparição da Spongie foi no canal de IRC #Sponge, na Esper.NET, por volta de setembro de 2014. Ela foi criada e publicada pelo DragonsPainter. Um outro utilizador, o Strad, sentiu que a Spongie ficaria melhor com uma pequena antena, uma fornalha do Forge em vez de um caldeirão, e substituiu ainda a palavra Spigot por Spout. Depois, um utilizador anónimo retirou-lhe todas as identificações a presentou-a como o ícone e logo de background na secção do Sponge no reddit.

Esta versão mais antiga da Spongie não está disponível como imagem vetorial, infelizmente. Por isso, o staff do Sponge decidiu criar uma versão vetorial. Foram publicadas duas versões de rascunho no State of Spongie. Os usados atualmente encontram-se aqui.