Introdução

Aviso

This documentation refers to an outdated SpongeAPI version and is no longer actively maintained. While the code examples still work for that API version, the policies, guidelines, and some links may have changed. Please refer to the latest version of the documentation for those.

O que é o Sponge?

O objetivo do projeto Sponge é criar uma framework de desenvolvimento de plugins para Minecraft. O Sponge está a ser criado por uma comunidade global, e sua natureza de código aberto significa que qualquer pessoa pode participar.

O Sponge foi criado depois de vermos as falhas de outros projetos na comunidade de desenvolvimento de plugins de Minecraft. Estamos a tentar evitar cometer os mesmos erros que outros projetos; logo:

  • O Sponge é um projeto extremamente aberto.
  • O Sponge é licenciado sob a licença MIT - uma licença open source extremamente permissiva.
  • Temos o desempenho como uma prioridade.

A maioria dos plugins desenvolvidos com a SpongeAPI deve funcionar em várias versões do Minecraft sem precisar de ser atualizado. Isto significa que, na maior parte dos casos, os donos dos servidores não vão ter de se preocupar com incompatibilidades dos plugins.

Temos dois projetos para além da Sponge API:

  1. O SpongeForge, um coremod para o Minecraft Forge, que é uma framework de modding existente, famosa por ter estimulado o panorama de modding do Minecraft. No entanto, o Forge não tem uma API multi-versão, e é aí que o Sponge entra. O Sponge permite que os donos de servidores utilizem plugins facilmente, tornando a gestão do servidor mais simples.
  2. O SpongeVanilla, uma implementação independente da SpongeAPI, que corre num servidor de Minecraft. (O SpongeVanilla era conhecido como Granite até à fusão das equipas de desenvolvimento).

Os jogadores nos servidores que estiverem a utilizar o SpongeForge ou o SpongeVanilla não precisam de instalar quaisquer mods. Podem ligar-se normalmente, utilizando o Minecraft normal distribuído pela Mojang.

A SpongeAPI não está vinculada a qualquer plataforma. Isto significa que os donos de servidor podem usar plugins do Sponge em qualquer implementação oficial da API. Alguns plugins deverão comportar-se de forma idêntica em qualquer implementação, devido à funcionalidade comum dos mixins.

Onde posso descarregar o Sponge?

As compilações de desenvolvimento beta do SpongeForge e do SpongeVanilla podem ser descarregadas aqui: Sponge Downloads

Quem está por trás do Sponge?

Os líderes do projeto são o blood, o gabizou e o Zidane. Estamos a tentar ser muito abertos para com a equipa para garantir que os líderes do projeto não acabam com «as chaves todas na mão». No entanto, estas três pessoas tomam as decisões finais para assegurar o funcionamento eficiente do projeto.

Uma lista completa dos membros da equipa pode ser encontrada em Pessoal.

Os nossos desenvolvedores são bem versados com Java, e muitos deles trabalharam com o Minecraft durante anos e conhecem bem os seus pormenores. Há montes de desenvolvedores excelentes a trabalhar no projeto Sponge, e seria quase impossível identificá-los todos!