Perguntas Frequentes

Para todos

O que é o Sponge?

O Sponge é uma API versátil para Minecraft: Java Edition. Foi feito para enriquecer a sua experiência no Minecraft, permitindo a criação de plugins que adicionam funcionalidades ao jogo. Leia mais sobre o Sponge aqui: Introdução e sobre a história do Sponge aqui: A História do Sponge

O que é necessário para executar o Sponge?

O Sponge (e o Minecraft) precisam do Java Runtime Environment para funcionarem corretamente. Obviamente, você também precisará de um computador para executar o servidor e nada mais além disso. Saiba mais sobre como escolher e instalar a versão correta do Java aqui: Instalando o Java

Onde posso obter o Sponge?

Você pode baixar o SpongeForge e SpongeVanilla na nossa página de downloads.

Que implementações do Sponge estão disponíveis?

O Sponge atualmente desenvolve duas implementações às quais usam SpongeAPI:

  1. SpongeForge, um coremod para Minecraft Forge, que é uma framework de modificações para Minecraft: Java Edition famosa por estimular o cenário de modificações para Minecraft. Forge não possui uma API multiversão, e é aqui que o Sponge entra. Sponge permite que donos de servidores implantarem plugins Sponge facilmente, tornando o gerenciamento do servidor mais fácil. (SpongeForge era antigamente conhecido como Sponge, até que fosse renomeado para evitar confusão).
  2. SpongeVanilla, uma implementação independente da SpongeAPI, executando por cima do servidor vanilla de Minecraft. (O SpongeVanilla era conhecido como Granite, até a fusão das equipes de desenvolvimento).

A flexibilidade da API levou ao desenvolvimento de implementações por parte da comunidade:

  1. LanternServer, um servidor de código aberto, e compatível com o Minecraft: Java Edition, que implementa a Sponge Api. O LanternServer não depende do forma alguma da base de código do servidor vanilla, o que lhe permite ser mais configurável, mais aberto, e mais rápido. Apesar de ainda ser um trabalho em curso, o projeto é bastante promissor e poderá um dia ser a escolha para servidores que não desejem executar mods de Forge. Você pode encontrar este projeto no Github.

Onde eu consigo plugins para o Sponge?

Podes encontrar plugins nos`SpongeForums <https://forums.spongepowered.org/c/plugins/plugin-releases>`_ bem como no nosso repositório oficial, que está quase concluído, o Ore.

O que aconteceu com o Bukkit?

O Bukkit cessou o desenvolvimento de sua API e modificação de servidor. Logo depois, um dos contribuidores do Bukkit enviou uma notificação de DMCA para impedir a distribuição do CraftBukkit. Ele estava no seu direito legal. Os downloads, bem como o código fonte do CraftBukkit e seus derivados (como Spigot e Cauldron), não estão mais disponíveis ao público. Se você quer saber as razões pelas quais isso afetou o desenvolvimento do Sponge, dê uma olhada na página de nossa história: A História do Sponge

Posso executar plugins do Bukkit com isso?

Não, nem é nosso objetivo fazer algo deste género. O Sponge usa a sua própria API (SpongeAPI), enquanto o Bukkit usa a Bukkit API. Apesar de outras pessoas terem explorado a ideia implementar a API do Bukkit em cima do Sponge, nenhum desses projetos teve frutos, dada a diferença de design das APIs. Se achas que falta alguma funcionalidade ao Sponge, ou não consegues encontrar o plugin que o teu servidor precisa, considera por favor publicar nos ‘ fóruns <https://forums.spongepowered.org/>’ _ e alguém poderá ser capaz de te ajudar.

Para Donos de Servidores

Sou dono de servidor! Como mudar para o Sponge afeta meu servidor?

Para um servidor existente com Forge, você precisará baixar o Sponge e colocá-lo na pasta mods. O servidor pode então ser iniciado como qualquer outro servidor com Forge.

Os servidores que não forem Forge podem escolher usar o SpongeVanilla, uma implementação que não precisa do Forge. Há guias relativos à migração do Bukkit para o Sponge noutros sítios desta documentação. Vale notar que muitos dos desenvolvedores de plugins para o Bukkit decidiram passar a usar o Sponge, e estão a planear disponibilizar os seus plugins para servidores com o Sponge.

Os mundos poderão ser migrados. Cabe aos desenvolvedores de plugins criarem processos de conversão que irão permitir que você mantenha os dados de seus plugins, caso existam. Alguns desenvolvedores talvez não façam isso.

Nota relacionada: não ofereceremos suporte para plugins do Bukkit no Sponge.

Como a migração para o Sponge pode afetar os jogadores do meu servidor?

Migrar para o Sponge não deve afetar os jogadores de seu servidor. Se você (como dono de servidor) migrar corretamente, os jogadores serão capaz de conectar no seu servidor da mesma forma que estavam antes da migração para o Sponge. Eles não terão que ter o forge instalado - a menos que seu servidor possua mods Forge, é claro.

Para Desenvolvedores

O que posso fazer com o Sponge?

O Sponge fornece uma API para plugins. Isso significa que você pode criar novos conteúdos e modos de jogo. Dê uma olhada em nossas páginas sobre plugins para começar: Criando um plugin

O que eu não posso fazer com o Sponge? / Limitações do Sponge?

O Sponge não pode ser usado para criar novos blocos, texturas, mobs no lado do cliente, ou qualquer outro conteúdo que precisaria de modificações no lado do cliente. A SpongeAPI não vai dar suporte ao envio de mods ou plugins para o cliente, por agora, por questões de segurança. No entanto, podes usar a ForgeAPI para os clientes e criar plugins do Sponge para o servidor. É possível usar o Sponge no lado do cliente, mas para várias tarefas ainda são necessários mods.

Eu sou um desenvolvedor de plugins para o Bukkit! Porque é que o Sponge não pode usar a API do Bukkit?

A API do Bukkit contém código licenciado sob a GPL. Esta é uma das principais razões pelas quais o Bukkit se desmoronou em setembro de 2014; ao avançarmos com uma nova API licenciada sob a licença MIT, conseguimos evitar alguns dos problemas que assolaram o Bukkit. Apesar de isto não nos libertar do controlo da Mojang, uma vez que o código deles é proprietário, acreditamos que a Mojang suporta o modding e continuará a fazê-lo.

Serei capaz de acessar os internos do servidor em meus plugins?

O acesso aos internos do servidor (conhecidos como “NMS” ou “net.minecraft.server” no CraftBukkit) pode ser feito através do MCP, que tem um grande número de nomes desofuscados. No entanto, tenha em mente que acessar os internos do servidor geram o risco de seu plugin quebrar.

Veja Implementation-dependent Plugins para uma introdução de como usar MCP em seu plugin.